O domingo (16) foi marcado por protestos contra o governo federal em, pelo menos 10 capitais brasileiras, além de Brasília, no Distrito Federal. A mobilização foi organizada pelo Movimento Brasil Livre. Na capital federal, a polícia estima que 30 mil pessoas tenham participado da mobilização na Esplanada dos Ministérios.
No Rio de Janeiro, a concentração ocorreu à beira-mar, na Avenida Atlântica. Em São Paulo, cidade que reuniu o maior número de manifestantes nas últimas duas mobilizações, a marcha iniciou às 14h, na Avenida paulista.
Ausente nos protestos anteriores, o senador Aécio Neves, presidente nacional do PSDB, compareceu aos protestos em Belo Horizonte, nesta manhã. Também houve manifestações em Recife, Salvador, Belém, Maceió, Curitiba e Santa Catarina.
Em Porto Alegre, os manifestantes sairam do Parcão, com reforço da Brigada Militar, que escalou 400 brigadianos para garantir que a marcha ocorresse em segurança. A Brigada Militar estima que 20 mil pessoas tenham participado da mobilização.
Segundo o governo do Estado, a intenção é manter a ordem durante os atos, proteger vidas e o patrimônio público. Uma passeata ocorreu pela Avenida Goethe, Silva Só, Ipiranga, Érico e retornou pelo mesmo itinerário.
voltar