Eleição no RS tem 81 presos, forte abstenção na Capital e 4 cidades com segundo turno

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) registrou oficialmente o término das eleições no Rio Grande do Sul às 20h47 deste domingo (2). As últimas urnas apuradas foram de Gravataí e Pelotas.

Ao longo do dia, 377 urnas tiveram que ser trocadas devido a problemas. Houve registro também de vários casos de boca de urna – conforme o TRE, 81 pessoas foram presas pelo crime em 31 municípios gaúchos. 

Alguns dados chamaram a atenção e mostraram disputa muito acirrada entre os candidatos. Em Caseiros, no Norte do Estado, o candidato Leo Cesar Tessaro (PMDB) teve 1.246 votos contra 1.245 do segundo colocado, Marco José Canali (PP). Adiferença foi de apenas um voto

Também no Norte do Estado, em Erechim, a diferença do primeiro candidato, Luiz Francisco Schmidt, do PSDB, para o segundo, Ana Oliveira, do PMDB, foi de apenas 12 votos. Disputa acirrada também em Capão da Canoa, onde o candidato Amauri (PTB) ganhou por 34 votos do candidato Ledorino Brogni (PDT). 

Segundo turno

Quatro cidades gaúchas terão segundo turno: Porto AlegreCanoasSanta Maria eCaxias do Sul.

Na Capital gaúcha, o número de abstenção foi bastante elevado, atingindo 22,51%. Dos 1.098,517 eleitores, 247.240 não foram votar. Também foram registrados 75.597 votos nulos e 59.698 brancos.

Conheça os 36 vereadores eleitos em Porto Alegre

"Foi uma campanha mais limpa, as cidades estão mais limpas. Para o segundo turno, o recado para os eleitores é o de sempre: que pensem bem antes de votar e votem com calma. A tendência é de que tudo transcorra normalmente como foi nesse primeiro turno", disse a presidente do TRE, desembargadora Liselena Robles Ribeiro.

Os números gerais de abstenções, votos brancos e nulos, entre outros, de todo o Estado serão divulgados pela TRE somente nesta segunda-feira. 

voltar
© Copyright 2019