Com 168 votos, o prefeito de Candiot,a Luiz Carlos Folador (PT), foi aclamado, por meio de chapa única, presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) para a gestão 2015/2016. A votação simbólica, ocorrida na tarde desta quinta-feira, ainda teve seis votos em branco e um nulo. O resultado respeita um rodízio entre os quatro partidos com maior número de prefeitos no Rio Grande do Sul. A posse ocorre no início de junho.
Mesmo diante da crise financeira, Folador, que atualmente é vice na gestão de Seger Menegaz (PMDB) à frente da Famurs, antecipou que pretende cobrar débitos pendentes do Palácio Piratini junto às prefeituras. Ele disse apostar no diálogo e antecipou que já pretende marcar encontros na Secretaria da Fazenda. O foco é reaver R$ 208 milhões referentes a recursos da área da Saúde, de programas como Primeira Infância Melhor, Farmácia Básica e Samu. O governo de José Ivo Sartori reiterou que não há como pagar agora as pendências, deixadas entre outubro e novembro pela gestão anterior, de Tarso Genro.
“Os municípios querem alternativas e não houve interrupção desses programas. O nosso maior desafio nas administrações municipais é que enfrentamos problemas de custeio e a posse dessa verba é importante para isso, já que o dinheiro foi aplicado”, ressaltou Folador.
No plano macro-político, envolvendo o cenário nacional, Folador vai priorizar a distribuição de recursos dos royalties do petróleo, cuja lei segue travada sob liminar da ministra do Supremo Tribunal Federal, Carmen Lúcia.
O petista também defende a atualização da Lei das Licitações e a aprovação do projeto de desoneração das compras municipais, isentando as prefeituras de pagarem ICMS para a compra de bens públicos, como ambulâncias e ônibus escolares.
Diretoria eleita para a Famurs na gestão 2015/2016
Presidente – Luiz Carlos Folador (PT) – Candiota
1º Vice-Presidente – Ederildo Paparico Bacchi (PDT) – São João da Urtiga
2º Vice-Presidente – Marcelo Luiz Schreinert (PP) – São Jerônimo
3º Vice-Presidente – Sérgio Delias Machado (PMDB) – Araricá
1º Secretário – Tito Livio Jaeger Filho (PTB) – Taquara
2º Secretário – Luiz Augusto Fuhrmann Schneider (PSDB) – Uruguaiana
1º Tesoureiro – Dalvi Soares De Freitas (PSB) – Dom Feliciano
2º Tesoureiro – Eduardo Buzzatti (Dem) – Pejuçara