Em 2 anos, RS é o Estado que mais regrediu em português e matemática no ensino médio

Dados divulgados pelo Movimento Todos pela Educação mostram que o Rio Grande do Sul é a unidade da federação que mais retrocedeu nos indicadores de qualidade no fim do ensino médio. Apenas 8,9% dos jovens concluíram o 3º ano com aprendizado considerado adequado em matemática em 2015, uma queda de 4,9 pontos percentuais em relação a 2013. Em português a queda foi de 5,5 pontos, com 32,4% dos alunos sabendo o conteúdo básico da disciplina.

Apenas outros quatro estados tiveram piora no desempenho em português: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba e Minas Gerais. Em matemática, 24 estados retrocederam. No entanto, em nenhuma das classificações houve uma queda tão significativa quanto a verificada no ensino gaúcho.

Os dados mostram que o Rio Grande do Sul está longe da meta traçada pelo Todos pela Educação de chegar a 2015 com pelo menos metade dos alunos com aprendizado adequado em português e matemática no 3º ano do ensino médio. O levantamento considera o resultado de estudantes de escolas públicas e particulares.

O gerente-geral do Movimento Todos pela Educação, Olavo Nogueira Filho, afirma que o retrocesso do Rio Grande do Sul no ensino médio é preocupante, principalmente levando em conta que o estado apresenta um nível socioeconômico elevado – indicador que impacta no desempenho dos alunos nas avaliações.

"Não é só o resultado ruim que é preocupante, mas considerando que estados que têm nível socioeconômico inferiores e melhores resultados, isso mostra que o Rio Grande do Sul está deixando muito a desejar", afirma.

Entre os fatores para o retrocesso, ele cita a descontinuidade de políticas na educação por conta das trocas nas gestões estaduais e a desvalorização dos professores, com salários baixos e falta de perspectivas de crescimento na carreira.

Apesar do retrocesso, os percentuais apresentados pelo Estado estão acima da média de todo o país. Em matemática 7,3% dos alunos brasileiros tiveram desempenho adequado, em português o índice ficou em 27,5%. O levantamento considera o resultado de estudantes de escolas públicas e particulares na Prova Brasil e no Sistema e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), do Ministério da Educação.

 

Ensino Fundamental
A levantamento do Todos pela Educação considerou também o desempenho de estudantes de todo o país do 5º e do 9º anos do Ensino Fundamental. O Rio Grande do Sul só conseguiu superar a meta em português no quinto ano,  com 59,4% de alunos com aprendizado adequado e um avanço de 5,5 pontos em relação a 2013. Em matemática houve uma pequena retração, ficando em 48,4%.

No 9º ano do ensino fundamental,  o Estado ficou abaixo da meta nas duas disciplinas. Em português, no entanto, houve pequena melhora em relação a 2013, passando de 35,1% para 36% de estudantes com aprendizado adequado. Em matemática, além de ficar longe da meta, houve retração: de 19,6% para 17,8% em 2015.

De acordo com o gerente-geral do Todos pela Educação, tanto os dados do Rio Grande do Sul quanto do Brasil mostram que os avanços estão se concretizando na primeira etapa do ensino fundamental, mas ficam estagnados no ciclo final e pioram de vez no ensino médio.

"O jovem não mais enxerga a escola como um espaço que faça sentido para a sua vida, já que está descolada dos seus interesses", diz ele ao citar a estrutura curricular extensa e sem conexão com o que os estudantes querem seguir no futuro.

Para ele, a reforma do ensino médio apresentada pelo governo Michel Temer é positiva no sentido de propor mudança nesse currículo. Mas o especialista critica a falta de foco no professor.

"Sem um olhar cuidadoso para a figura do professor, a reforma não renderá os resultados que a gente espera. Nenhuma política conseguirá fazer a transformação em sala de aula sozinha, porque quem faz isso é  o professor", afirma ao reforçar a necessidade de salário atrativo e formação de qualidade aos educadores.

Em 2006, ano de sua criação, o TPE definiu cinco metas para melhorar a educação do país até 2022, ano do bicentenário da Independência. A meta 3 aponta para a necessidade de que todas as crianças tenham aprendizado adequado ao seu ano.

A assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Educação informou que antes de uma posição sobre os resultados, a pasta irá analisar o levantamento.

GAÚCHA

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