O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou que as doses da vacina contra a Covid-19 chegam na terça-feira (19) em todas as regiões o estado. Confira como será a distribuição pelas coordenadorias regionais abaixo.
Segundo o governo, serão distribuídas agora a vacinas para a primeira dose, cerca de 170 mil. Os demais ficarão com o governo, como reserva, para a segunda dose, prevista entre duas e quatro semanas após a primeira vacina.
A primeira aplicação deve acontecer em cerimônia prevista para as 23h, no Hospital de Clínicas, em Porto Alegre. A vacinada será uma técnica em enfermagem, cujo nome ainda não foi divulgado.
Leite foi até o aeroporto de Guarulhos, no estado de São Paulo, nesta segunda-feira (18) para buscar 341,8 mil doses da CoronaVac, vacina do Instituto Butantan feita em parceira com o laboratório Sinovac, disponibilizadas pelo Ministério da Saúde.Do total de doses do RS, 311.680 vão ser destinadas aos grupos prioritários (profissionais da saúde da linha de frente e idosos que vivem em instituições de longa permanência) e outras 30.120 à população indígena.
No domingo (17), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso emergencial das vacinas CoronaVac e da Universidade de Oxford contra a Covid-19.
Segundo a Secretária Estadual da Saúde (SES), com o primeiro lote não será possível vacinar todas as pessoas que fazem parte do grupo prioritário.
“É uma população mais restrita porque tem a ver com profissionais de saúde, indígenas, acamados, instituições. Então, neste momento, não precisa existir uma movimentação ativa da população até as unidades de saúde, porque não está neste momento, neste primeiro envio”, afirma a coordenadora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde do RS, Cynthia Molina Bastos.
A SES informou que a distribuição do imunizante acontecerá de forma parecida com outra campanhas de vacinação. Serão levadas até as coordenadorias de saúde, e cada município terá a responsabilidade de buscar as doses.