Empresa francesa de laticínios vai investir mais de R$ 100 mi no RS

Após seis meses de negociação, a empresa Lactalis confirmou nesta quinta-feira (20) um investimento de R$ 104 milhões no Rio Grande do Sul. O presidente da empresa, Daniel Jaouen, o diretor de relações internacionais, Michel Nalet, o diretor no Brasil, Guilherme Portella, o governador José Ivo Sartori, e secretários se reuniram nesta manhã no escritório da empresa em Paris. 

Os recursos serão aplicados, em um ano, em três estratégias: ampliação da produção nas fábricas já existentes no estado; mudança da matriz da empresa no Brasil de São Paulo para Porto Alegre; e instalação de uma fábrica de garrafas para os produtos da empresa. 

A multinacional possui atualmente 5 unidades industriais no Rio Grande Sul, em 4 municípios: Três de Maio, Ijuí, Santa Rosa, e Teutônia. Produz leite, queijo, iogurte, leite condensado, creme de leite, entre outros derivados. A Lactalis é dona das marcas Batavo, Elegê, e Parmalat.  Atualmente, 60% da captação nacional de leite da empresa vem do Rio Grande do Sul. 8 mil produtores gaúchos vendem para a Lactalis 900 milhões de litros de leite por ano. Mas este número deve aumentar a partir do investimento. 

"Temos confiança no futuro. Sabemos que o potencial de crescimento é imenso no Brasil. Por isso, este acordo com o estado do Rio Grande do Sul é muito importante pra nós. Nós somos novos na casa do Rio Grande do Sul, mas ficaremos por um bom tempo" afirmou o diretor mundial da Lactalis, Michel Nalet. 

A fábrica de garrafas anunciada funcionará dentro de unidade de Teutônia, e deve começar a operar em 6 meses. Vai utilizar plástico reciclado para a embalagem dos produtos da empresa. 

O governador comemorou o anúncio que vai beneficiar toda a bacia leiteira do estado: "tenho certeza que este investimento trará mais investimentos ainda. São muitas famílias que operam a produção de leite no Rio Grande do Sul. O que estamos celebrando hoje aqui é o resultado concreto da nossa missão".

A missão do governo do Estado ainda tem compromissos nesta quinta na Embaixada do Brasil em Paris, onde um seminário vai apresentar o estado para empresas francesas. Há também um encontro fechado com a direção do Grupo Carrefour. A missão na Europa começou no último domingo (16), e termina nesta sexta-feira (21). É a quarta viagem internacional do governador José Ivo Sartori. 

 

GAÚCHA

 
voltar
© Copyright 2019