Na tarde desta segunda-feira, 9, o prefeito Fioravante Ballin, reuniu em seu gabinete com a Secretária da Saúde, Alexandra Lentz, a diretoria do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) e do Hospital Bom Pastor, representantes da 17ª Coordenadoria da Saúde, prefeitos integrantes da Associação dos Municípios do Planalto Médio (Amuplam) e vereadores. Na oportunidade foram analisadas estratégias na busca de uma solução para o atraso de repasses destinados aos atendimentos eletivos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) junto ao HCI.
Durante a reunião, as instituições e lideranças compartilharam suas realidades diante à situação e chegaram ao consenso da criação de um calendário mínimo de pagamento dos valores por parte do Governo do Estado.
Na oportunidade, Cláudio Matte Martins, presidente do HCI, revelou a predisposição do Governo do Estado em discutir a demanda com as direções dos hospitais. Segundo ele, ainda nesta segunda-feira será realizada uma audiência com a Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul, Secretaria Estadual da Saúde e Secretaria da Fazenda do Estado.
O prefeito Ballin, após mediar a reunião, ressaltou a importância de estabelecer um calendário de pagamentos através de uma audiência urgente e mobilizar lideranças da região para um diálogo com o Estado.
voltar