Enem 2015 tem 1 milhão de pré-inscritos a menos do que em 2014

A edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou 8.478.096 candidatos pré-inscritos, conforme balanço divulgado pelo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, na tarde desta terça-feira (9). O número é menor cerca de 10% inferior ao verificado na edição do ano passado, quando 9.519.827 estudantes se inscreveram para o exame.

O número final de participantes deve ser ainda menor, já que o prazo para o pagamento da taxa de inscrição termina amanhã (10). Em 2014, após o pagamento da taxa, restaram 8.721.946 inscrições confirmadas. Esta é a primeira vez em anos que houve queda na participação.

A expectativa do MEC para este ano era de registrar pelo menos 9 milhões de inscritos. O ministro Janine Ribeiro disse que o aumento da taxa de inscrição, que passou para R$ 63, não pode ser atribuída como um fator para a queda no número de candidatos. Ele atribuiu a redução no número de candidatos que declaram carência para conseguir a isenção de taxa como o principal fator.

Este ano, o Ministério da Educação decidiu mudar as regras do programa para diminuir o número de candidatos faltosos nos dias de prova. A partir da edição de 2015, os candidatos isentos de taxa (que concluíram o ensino médio em escolas públicas ou que comprovaram carência) que faltarem ao exame perderão a gratuidade no ano seguinte.

"Tivemos redução daqueles que se inscreviam pela gratuidade, sem estar convictos de que realmente queriam fazer a prova", disse o ministro.

As provas do Enem serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro, em todo o Brasil.

 
 
voltar
© Copyright 2019