O Ministério da Educação anunciou nesta quinta-feira (14) o calendário do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016. As provas serão dias 5 e 6 de novembro, no fim de semana depois do segundo turno das eleições municipais.
No primeiro dia serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. No segundo dia, serão feitas as questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. As provas começam às 13h30.
As inscrições serão abertas às 10h do dia 9 de maio e vão até as 23h59 do dia 20 de maio. A expectativa do MEC é ter mais de 8 milhões de inscritos.
A taxa de inscrição terá um aumento este ano, será de R$ 68, contra R$ 63 em 2015. O prazo final para o pagamento, que pode ser feito em qualquer agência bancária, casa lotérica ou Correios, será às 21h59 do dia 25 de maio.
Será isento de taxa o estudante concluinte do ensino médio em escola pública e quem preencher os critérios de carência. Pela primeira vez, os candidatos isentos e que não compareceram ao exame no ano passado não terão direito a nova isenção em 2016. A medida foi definida no edital de 2015 para tentar reduzir as ausências.
Uma novidade este ano será a identificação biométrica dos candidatos. Os dados das impressões digitais serão coletados durante as provas para aumentar a segurança, impedindo que outra pessoa faça a prova no lugar do estudante inscrito. "É fraude zero, cada vez mais estamos aprimorando as medidas de segurança", disse o ministro Aloizio Mercadante em entrevista coletiva nesta manhã.
voltar