“CIDADANIA TAMBÉM SE APRENDE NA ESCOLA”
O papel da escola é preparar crianças e jovens para serem cidadãos mais conscientes, críticos e participativos, pois assim eles poderão exercer seus direitos e deveres de maneira mais responsável. Para isso, é preciso pensar a educação sob diferentes e novos pontos de vista, transformando práticas e buscando alternativas inovadoras.
Neste Primeiro Semestre Letivo a E.M.E.F. Girassol, engajou em sua Proposta Pedagógica o Projeto: “Programa Municipal de Educação Fiscal e Nota Fiscal Gaúcha”, com o objetivo de despertar na comunidade escolar a consciência social cidadã participativa, consciente e responsável para o pensamento coletivo em benefício da sociedade.
Todas as atividades foram planejadas de forma interdisciplinar e encaminhadas para os seus respectivos alunos à distância, através de um Caderno Pedagógico, com uma diversidade de textos, pesquisas, entrevistas, paródias, vídeos, histórias, desafios matemáticos e materiais diversos para que os educandos da Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais vivenciassem os conhecimentos iniciais com relação a Educação Fiscal e Nota Fiscal Gaúcha.
Os professores também participaram de eventos de atividades de sensibilização online à distância, seminários, concurso com tema: “Professores Pensam a Transversalidade na Educação Fiscal”, foi divulgado Folders do Programa para toda Comunidade Escolar e também o Informativo do PIT – Programa de Integração Tributária divulgando as ações.
Ressaltamos que a participação da família nesse processo de implantação do projeto foi fundamental, pois a cidadania é parte primordial de uma formação completa, ela precisa ser vivenciada no ambiente familiar, estreitando o vínculo da família e explicando os objetivos de cada ação, a fim de que o trabalho continue. Afinal, quando conseguimos unir família, aluno, uma equipe afetuosa e capacitada de professores os resultados virão em benefícios da sociedade.
Para a Escola Girassol, “aprender a ser cidadão é uma tarefa que deve ser iniciada desde cedo com pequenas atitudes, para que as crianças possam participar na construção de um País e de um mundo melhor em defesa do bem coletivo,” destacou a Diretora Laura Smaniotto Marasca.
Confira as ações realizadas pelo nosso educandário.