ESCOLA MUNICIPAL ULISSES SALAZAR TRABALHA O PROGRAMA EDUCAÇÃO FISCAL E NOTA FISCAL GAÚCHA

Em virtude da suspensão das aulas presenciais devido a Pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), das determinações dos Órgãos Oficiais da Saúde, das Diretrizes dos Conselhos de Educação e seguindo as orientações normativas da Secretaria Municipal de Educação de Catuípe/RS, os profissionais de educação da E.M.E.F. Ulisses Salazar planejaram e prepararam atividades pedagógicas para o segundo semestre de 2020 dentro do Projeto Pedagógico: “Trabalhando Cidadania e Educação Fiscal”, sob a coordenação da professora Dalene Juliana dos Santos Wobeto Nascimento.
Foram realizadas pesquisas, leituras, distribuição de panfletos com informações sobre a NFG aos pais dos alunos, redações, registros fotográficos de boas práticas em Educação Fiscal e exposição de trabalhos no mural da Secretaria Municipal de Educação.
Como relata a diretora da Escola Marlene Cadore: “É importante salientar que a E.M.E.F. Ulisses Salazar já vem desenvolvendo o Programa de Educação Fiscal e Nota Fiscal Gaúcha, de forma interdisciplinar na Educação Infantil, nos Anos Iniciais e nos Anos Finais. É uma oportunidade de trabalhar a cidadania incentivando o cidadão a solicitar a inclusão do CPF na emissão da nota fiscal no ato de suas compras, bem como conscientizá-lo sobre a importância social do tributo.
Através do Programa, os cidadãos concorrem a prêmios em dinheiro, as entidades sociais por eles indicadas são beneficiadas por repasses e as empresas participantes reforçam sua responsabilidade social com o Estado e a sociedade gaúcha.
Os educandos dos Anos Iniciais receberam os Cadernos Pedagógicos “Aprendendo a ser Cidadão”, com inúmeras atividades para serem desenvolvidas. Os educandos dos Anos Finais receberam a Plataforma do Programa Nota Fiscal Gaúcha e o Programa Municipal de Educação Fiscal, a forma e locais para o cidadão se cadastrar, de participar e os prêmios que o Programa sorteia através da Secretaria Municipal da Administração.
Os 259 educandos receberam como tarefa prática difundir o Programa através da distribuição dos folders aos familiares, amigos e comunidade e realizar o cadastramento através do preenchimento do formulário cadastro na NFG.
“Parabenizamos a professora Dalene pela coordenação do Projeto Municipal de Educação Fiscal em nossa Escola, em que os educandos estão tendo a oportunidade de conhecer e se envolver no Programa de Educação Fiscal e Nota Fiscal Gaúcha, promovendo a reflexão sobre nossas práticas sociais para o efetivo exercício da cidadania”.

voltar
© Copyright 2019