A Administração Municipal de Catuípe, juntamente com o Grupo de Educação Fiscal Municipal, a Secretaria Municipal de Educação e a Equipe Diretiva da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ulisses Salazar, planejaram as ações do Programa Municipal de Educação Fiscal e Nota Fiscal Gaúcha para o 2º semestre de 2019.
Os alunos do 9° ano, coordenados pela professora Dalene Juliana dos Santos Wobeto Nascimento realizaram inúmeras atividades dentro do Projeto Pedagógico: “APRENDENDO CIDADANIA”, Educação Fiscal: cidadão consciente faz a diferença. Para divulgação do Projeto foi confeccionado um Banner que será exposto na Escola e em eventos municipais. Dentre as atividades foram realizadas pesquisas na internet, trabalhos individuais e grupais, leituras, produções, contação de histórias, explanações, Pedágio Cidadania, concursos, visitas, distribuição de panfletos com informações sobre o Programa de Educação Fiscal e a Nota Fiscal Gaúcha no Desfile Cívico, acrósticos, registros fotográficos e exposição dos trabalhos.
Os alunos também tomaram conhecimento sobre a Plataforma do Programa Nota Fiscal Gaúcha e o Programa Municipal de Educação Fiscal, a forma e locais para o cidadão se cadastrar, de participar e os prêmios que o Programa sorteia através da Secretaria Municipal da Administração.
Os estudantes foram também encarregados de difundir as informações do Programa aos familiares, amigos, comunidade e como tarefa prática, confeccionaram cartazes com o tema, que ficarão expostos na escola, para que todos tenham acesso às informações.
Como relata a diretora da Escola Marlene Cadore: “É importante salientar que a E.M.E.F. Ulisses Salazar já vem desenvolvendo um trabalho interdisciplinar na Educação Infantil, nos Anos Iniciais e nos Anos Finais de conscientização sobre a importância de exigir sempre a Nota Fiscal no momento da aquisição do produto que lhe é vendido nos estabelecimentos comerciais, que é um direito do cidadão, visto que essa simples ação reverte na participação em sorteio de prêmios em dinheiro e valores para o município investir em saúde, educação, e outras áreas que beneficiarão a população”.
“Parabenizamos a professora Dalene pela coordenação do Projeto Municipal de Educação Fiscal em nossa Escola, onde os alunos estão tendo a oportunidade de conhecer e se envolver no Programa de Educação Fiscal e Nota Fiscal Gaúcha, promovendo a reflexão sobre nossas práticas sociais para o efetivo exercício da cidadania”.
voltar