A Secretaria Estadual de Saúde divulgou nesta segunda-feira (30), um registro dos casos de meningite no Rio Grande do Sul em 2015. São oito casos confirmados de meningite bacteriana. Entre eles duas crianças de uma escola de Viamão. O menino morreu há cerca de duas semanas, e a menina na manhã dessa segunda-feira.
Além das crianças, há mais um caso do tipo B, quatro do tipo C e um do tipo Y/W. A tipologia B não tem vacina disponível. São cinco casos em Porto Alegre e três em Viamão.
Já sobre as meningites virais, que são mais comuns, foram constatados 56 registros. Destes, apenas uma mulher de 27 anos, morreu ao desenvolver uma encefalite em Canoas, em janeiro. Para este tipo da doença, o tratamento não é específico e geralmente requer apenas terapia de suporte.
Segundo a Secretaria, os dados deste ano não correspondem a um surto da doença. No entanto, é importante que a população esteja atenta aos sintomas de febre alta, rigidez na nuca, mal-estar, fraqueza e vômitos. A transmissão é semelhante à da gripe, por meio de secreções orais e nasais. Outras medidas importantes para prevenção são higienização das mãos, ventilação dos ambientes e cuidado com os alimentos.
voltar