Foi confirmada a quinta morte por H1N1 no Rio Grande do Sul. A vítima era um homem, que não teve a idade revelada, que morreu no último sábado (9) em Erechim, no Norte do estado. Entretanto, a confirmação da doença só saiu nesta terça-feira (12) após o resultado do exame, que comprovou a presença do vírus.
A Secretaria Municipal de Comunicação informou que a vítima tinha diabetes, portanto era do grupo de risco. Os familiares foram informados e a Secretaria Municipal de Saúde acompanha o caso para evitar proliferação.
Na mesma cidade, teve início nesta terça-feira (12) a vacinação contra o vírus da gripe H1N1, que foi antecipada pela prefeitura. Foram imunizadas 10 mil pessoas do grupo de risco que procuraram as 12 unidades básicas de saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde deve receber do estado outro lote com mais 18,5 mil vacinas até o fim do mês de abril. Nas outras cidades gaúchas, a campanha de vacinação vai começar dia 25 de abril.No último domingo, após o anúncio das duas primeiras mortes, o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo, confirmou que a campanha de vacinação será antecipada em cinco dias. A previsão era de que fosse iniciada em 30 de abril, mas será no dia 25.
Um acordo firmado na última quinta-feira (31) com o Ministério da Saúde possibilitou antecipar a campanha.
A campanha de vacinação busca imunizar 3,5 milhões de pessoas dentro dos grupos prioritários. Serão priorizados crianças entre seis meses e cinco anos, gestantes, idosos, trabalhadores da saúde, indígenas, presos e pessoas com doenças crônicas respiratórias, do coração e com baixa imunidade.
voltar