Feriados de 2015 podem comprometer o desempenho do comércio do ano

Depois de um ano com poucos feriados caindo nos dias úteis da semana, o calendário de 2015 mostra 11 feriados nacionais. Os comerciantes já começam a pensar nos dias em que ficarão fechados. De acordo com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS, os dias parados podem comprometer as vendas, fazendo com que o crescimento esperado seja 1,5% inferior.

– Em 2015, o Brasil terá 11 feriados nacionais. Dez deles cairão em dias úteis e vários deles deverão ser anexados ao final de semana. Apesar de beneficiar o turismo, tal incidência de feriados acaba comprometendo negativamente o varejo – afirma o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.

Inserindo neste contexto os feriados estaduais e municipais, os brasileiros terão pelo menos 13 dias úteis sem trabalho, o que significa cerca de 50% de um mês, descontando-se os domingos. A FCDL-RS ressalta que os feriados vão reduzir 4,2% do tempo aberto das lojas no decorrer do ano.

Apesar do cenário de preocupação, o varejo deve ainda ter resultados positivos, segundo a FCDL-RS em 2015. Um dos fatores que ajudam o comércio é a manutenção de índices de emprego. A entidade projeta o crescimento do PIB entre 0,8% e 2% e um crescimento do consumo entre 1,5% e 2,8% das vendas no varejo. Caso não houvesse os feriados, o crescimento poderia ser superior a 3%.

voltar
© Copyright 2019