Fim de semana terá temperatura negativa e possibilidade de geada no RS

Depois de uma série de fins de semana com sol brilhando e temperaturas agradáveis, o frio retorna com toda a força ao Rio Grande do Sul. A passagem de uma frente fria coloca os termômetros em declínio ainda no sábado.

Embora houvesse possibilidade de queda de chuva congelada e até neve, a condição para estes fenômenos diminuiu nas últimas horas.

— A condição mais favorável é para Santa Catarina, pois as áreas de instabilidade ficam lá e não do Rio Grande do Sul. Se tiver relato de chuva congelada, será pontual — avisa a técnica em meteorologia da Somar Patrícia Vieira.

A precipitação deve persistir até a metade de sábado, deixando o dia úmido. Além da umidade, ventos entre 40 km/h e 60km/h colaboram para que a sensação térmica seja inferior ao apontado nos termômetros.

No decorrer do dia, a previsão é que o tempo comece a se firmar e a temperatura caia. Durante a madrugada de sábado para domingo, o frio se intensifica e o amanhecer deve marcar -2°C nos Campos de Cima da Serra e 1°C na região da Campanha.

Em Porto Alegre, a nebulosidade, que atua como uma espécie de cobertor na atmosfera, se mantém no domingo impedindo o declínio brusco da temperatura. Mesmo assim, a mínima chega aos 7°C.

Com a redução do vento e as baixas temperaturas, há condições para formação de geada ampla no Alto Uruguai e Campanha. Esta previsão também será observada na segunda-feira, quando o amanhecer da Capital deve ficar na casa dos 4°C.

voltar
© Copyright 2019