Formação para professores do pacto aconteceu em Catuipe

O PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, dos Estados e dos Municípios para atender o Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do Ensino Fundamental.

 

            A Administração Municipal de Catuípe, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Esporte, reafirma seu compromisso às ações do PNAIC assumindo a responsabilidade por implementar os Cursos de Formação Continuada para Professores de Educação Infantil e Anos Iniciais até o 3º ano e Coordenadores Pedagógicos da Rede Municipal e Estadual.

 

Os Articuladores locais responsáveis pela Formação Continuada para os Professores Alfabetizadores no município de Catuípe são a Coordenadora Local Ivete Rosa de Souza Sfalcin, e as Formadoras Locais Patrícia Benetti Azambuja – Educação Infantil e Raquel Calabria Buligon – Anos Iniciais.

 

A primeira atividade de formação ocorreu no dia 07 de maio, nas dependências da sala de reuniões da SMEC. Foram abordadas as temáticas: 1. Docência e Formação Cultural, 2. Docência na Educação Infantil – Contextos e Práticas, 3. Leitura Literária entre Professores e Crianças.

 

Conforme ressaltou a Secretária Municipal de Educação “o mais interessante a se colher como produto dos processos de formação é o caráter inusitado do que é revertido, pelos professores, no chão da sala de aula, a partir do discurso da formação. Felizes os educadores que aprendem a fazer da ação de cada dia a semente da nova sociedade”.

 

           

voltar
© Copyright 2019