O forte vento que atinge o Rio Grande do Sul deixa pelo menos 25 mil pontos sem luzna manhã desta quarta-feira (27). A região mais afetada neste momento é o Litoral Norte, que apenas na região de concessão da CEEE está com 13,5 mil residências sem abastecimento.
São cerca de 7,1 mil clientes prejudicados na Região Metropolitana. Há relatos de falta de luz em cidades como Guaíba, Eldorado do Sul, Viamão e Porto Alegre. Na Zona Sul do Estado, são 3,2 mil pontos. O Litoral Sul também é afetado e tem cerca de 1,2 clientes sem luz.
A AES Sul e a RGE relataram que há apenas pontos isolados sem luz em suas áreas de concessão.
Vento em POA
O vento na Capital chegou a 80 km/h, conforme o Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre, o CEIC. Segundo o órgão, a previsão é que o vento forte continue durante a quarta-feira, mas em menor intensidade. Também devido ao vento, uma árvore caiu sobre a rede elétrica na esquina das ruas Mariante e Vasco da Gama, em Porto Alegre, interrompendo a via.
Porto fechado
Vento forte também foi registrado no Sul do Estado. A Praticagem da Barra, responsável pela segurança das manobras no Porto de Rio Grande, suspendeu a entrada e saída de navios no local desde às 21h da noite de terça. Foram registradas rajadas de vento de até 79 km/h e ondas de quatro metros em alto mar.