Gerson Burmann é secretário de Obras do Estado. Confira anúncio de outros 9 secretários

O governador eleito José Ivo Sartori (PMDB) anunciou nesta segunda-feira (15) mais uma parte do secretariado que irá compor o novo governo do Rio Grande do Sul.

No total, 10 nomes foram confirmados, que se jutam aos três já anunciados anteriormente. 

A surpresa ficou por conta da Secretaria de Segurança, que será assumida por Wantuir Jacini. Natural de São Gabriel, na Região da Campanha, ele é delegado da Polícia Federal e atual secretário de Segurança do Mato Grosso do Sul. 

"Ele tem experiência, tem conhecimento de fronteiras, tem trabalhos realizados em Brasília, no Rio Grande do Sul e em outros estados. É uma pessoa muito simples, muito humilde, mas muito profissional, que fomos buscar para assumir esses desafios que temos na área da segurança", disse Sartori na entrevista coletiva. 

Pedro Westphalen (PP) será secretário de Transportes, Ernani Polo (PP) vai assumir a Agricultura,Vieira da Cunha (PDT) será secretário de Educação eGerson Burmann (PDT) assumirá a pasta de Obras, Saneamento e Habitação.

Já Lucas Redecker (PSDB) é o futuro secretário de Minas e Energia, Mick Breier (PSB) o secretário do Trabalho.

João Gabardo (PMDB) assumirá a pasta da Saúde, Ana Pellini a de Meio Ambiente e Cesar Faccioli a de Justiça e Direitos Humanos.

No dia 4 deste mês, Sartori já havia divulgado três nomes. Márcio Biolchi será o chefe da Casa Civil, Giovani Feltes vai assumir a Secretaria da Fazenda e Carlos Búrigo será nomeado secretário-geral de governo.

O novo governo assume o Palácio Piratini em 1º de janeiro de 2015.

Futuros cortes em secretarias já foram confirmados por Sartori. O governador eleito afirmou que vai fundir algumas pastas e desdobrar outras, com o objetivo de ter "mais agilidade e dinâmica" nas ações de governo.

Segundo ele, cerca de 20% das atuais secretarias serão extintas. A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, por exemplo, é uma delas.  

 

Veja quem são os novos secretários:

 

Agricultura: Ernani Polo (PP)

 

Educação: Vieira da Cunha (PDT)

 

Minas e Energia: Lucas Redecker (PSDB)

 

Segurança: Wantuir Jacini

 

Obras, Saneamento e Habitação: Gerson Burmann (PDT)

 

Ambiente e Desenvolvimento Sustentável: Ana Pellini

 

Transportes e Mobilidade: Pedro Westphalen (PP)

 

Trabalho e Desenvolvimento Social: Mick Breier (PSB)

 

Saúde: João Gabardo (PMDB)

 

Justiça e Direitos Humanos: Cesar Faccioli

voltar
© Copyright 2019