O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, embarca nesta quarta-feira (4) para Brasília, onde encontrará os ministros das Cidades, Gilberto Kassab; da Saúde, Marcelo Castro, e da Integração Nacional, Gilberto Occhi. A viagem, que tem como objetivo tratar de assuntos nas áreas de infraestrutura, saneamento, saúde e desenvolvimento agrário, acontece um dia após as contas do estado terem sido bloqueadas pelo quarto mês consecutivo, devido ao atraso no pagamento da dívida do estado com a União.
Sartori será recebido na capital federal às 11h por Kassab, com quem abordará o repasse R$ 2,8 bilhões para execução de obras em sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário em municípios atendidos pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). Às 12h15, o governador conversará com o titular da Saúde sobre a situação de convênios e repasses a hospitais. Já às 17h, Sartori reúne-se com Gilberto Occhi, para tratar da reconstrução de trechos da RSC-287 em Candelária, ERS-348 em Faxinal do Soturno e ERS-149 em Santa Maria. Os trechos foram danificados pelas chuvas que atingiram o estado no mês passado. Além das reuniões, Sartori deverá encaminhar ofícios sobre danos causados pelas chuvas de outubro aos ministérios do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura.
De acordo com o governo estadual, estimativas apontam que o mau tempo tenha atingido mais de 8 mil produtores e, somente nas plantações de trigo, a perda é calculada em 40%.
voltar