Governo do Estado pedirá apoio da Força Nacional de Segurança para guarda externa de presídios

O governador José Ivo Sartori pedirá apoio da Força Nacional de Segurança para exercer a guarda externa de presídios no Rio Grande do Sul. A confirmação foi dada pelo Governo do Estado na madrugada desta sexta-feira (26).

Sartori irá se reunir nesta sexta-feira com o presidente interino, Michel Temer, e com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, para fazer a solicitação. O Palácio Piratini pedirá também recursos para investimentos no sistema prisional e na aquisição de equipamentos e viaturas policiais.

Sartori esteve reunido com o comando da Segurança Pública e secretários nesta madrugada. Mais cedo, o secretário da Segurança Pública, Wantuir Jacini, pediu exoneração do cargo.

Para esta sexta-feira, está prevista uma reunião, a partir das 8h, no Palácio Piratini, que será coordenada pelo vice-governador José Paulo Cairoli. O Governo do Estado montou um Gabinete de Crise após mais um caso de latrocínio registrado no Rio Grande do Sul. Uma representante comercial foi morta na frente da filha em um assalto ocorrido no Bairro Higienópolis, na Zona Norte de Porto Alegre.

 

Confira a nota oficial do Governo do Estado:

O governador José Ivo Sartori reúne-se na manhã desta sexta-feira (26) , em Brasília, com o presidente interino Michel Temer e o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, para solicitar apoio a ações de segurança pública no Rio Grande do Sul. A principal reivindicação é a presença da Força Nacional de Segurança para exercer a guarda externa de presídios.

Serão solicitados também recursos para investimentos no sistema prisional e na aquisição de equipamentos e viaturas policiais. O encontro foi acertado depois de contato de Sartori com o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha.

Em virtude da viagem a Brasília, o governador reuniu-se ainda na madrugada desta sexta-feira com o comando da Segurança Pública e secretários de Estado. Comunicou à equipe a decisão de pedir apoio à Força Nacional e determinou que fossem intensificadas ações de segurança na Região Metropolitana de Porto Alegre.

A reunião prevista para esta sexta-feira, a partir das 8h, no Palácio Piratini, será coordenada pelo vice-governador José Paulo Cairoli.

GAÚCHA

 
voltar
© Copyright 2019