Governo do RS autoriza chamada de 240 aprovados em novo concurso

Uma semana após apresentar a "segunda fase" do pacote de ajuste fiscal, com uma série de medidas para enfrentar a crise financeira do Rio Grande do Sul, o governador José Ivo Sartori autorizou a homologação de um concurso e chamará 240 aprovados. A medida, segundo o Palácio Piratini, é em caráter excepcional.

A homologação do certame da Secretaria de Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos (Smarh) será publicada na segunda-feira (15) no Diário Oficial do Estado (DOE). Os convocados serão divididos entre o quadro dos técnico-científicos e o quadro geral. O objetivo é substituir as contratações emergenciais vigentes.

Para autorizar a homologação do concurso, o governador aguardou a manifestação favorável do Grupo de Assessoramento Estadual para Política de Pessoal (GAE). Após a publicação no Diário Oficial, os aprovados terão ainda o prazo de dois anos para serem chamados.

Na quarta-feira (3) da última semana, o Palácio Piratini apresentou um plano de medidas para enfrentar o desequilíbrio fiscal do estado. Entre elas está a prorrogação, por mais 180 dias, do decreto “de corte de gastos” (Decreto 52.230), assinado em janeiro.

O documento suspende a abertura de concursos públicos, criação de gastos com novos cargos, passagens aéreas e diárias para fora do estado, contratação ou renovação de consultorias, novos contratos com empresas, aluguel de imóveis e equipamentos, limitação de diárias.

voltar
© Copyright 2019