Governo do RS recebe 11 pedidos para reconsiderar bandeiras do distanciamento controlado

O mapa da 30ª rodada do modelo de Distanciamento Controlado teve 11 pedidos de reconsideração de bandeira vermelha por parte de municípios e associações regionais. É a primeira vez que todas as 21 regiões foram classificadas com alto risco epidemiológico.

Segundo o governo do estado, depois de 11 rodadas recebendo menos de dez pedidos, o número voltou a ser significativo. O aumento já havia sido percebido há duas rodadas, quando o mapa preliminar voltou a apresentar um maior número de regiões classificadas como de risco epidemiológico alto para o coronavírus.

O Gabinete de Crise vai analisar os pedidos e divulgar o mapa definitivo na tarde de segunda-feira (30). A vigência das novas bandeiras começa à 0h de terça-feira (1°) e vai ate as 23h59 do dia 7.

Das 21 regiões Covid, apenas Uruguaiana, Bagé e Guaíba não aderiram ao sistema de cogestão do Distanciamento Controlado. As outras 18 já adotam protocolos alternativos às bandeiras definidas pelo governo.

Conforme a orientação do modelo, regiões em cogestão classificadas em bandeira vermelha podem adotar regras de bandeira laranja, e as classificadas em laranja podem adotar protocolos de bandeira amarela, basta que enviem protocolos próprios adaptados à Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios (Saam). A adoção de protocolos alternativos não altera as cores do mapa definitivo.

voltar
© Copyright 2019