O governador José Ivo Sartori se reúne nesta segunda-feira com deputados da base aliada para discutir apoio dos parlamentares aos projetos do ajuste fiscal encaminhados à Assembleia. O encontro acontece a partir das 17h no Piratini.
A previdência complementar será um dos itens a ser discutido, já que teve o regime de urgência expirado e passa a trancar a pauta a partir da próxima terça-feira. Embora líderes sindicais venham pressionando para que o Piratini desista da alteração ou retire o regime de urgência do texto, o líder do governo na Assembleia, Alexandre Postal (PMDB), sustenta que o tema já foi debatido e que já há condições de votá-lo.
O objetivo do Governo é que esse e outros nove projetos do ajuste fiscal sejam votados ainda na terça. "O ideal é que a gente consiga suprir a pauta. Se não votarmos agora nessa semana, ficarão para a próxima, ou para daqui 30 dias e estaremos adiando um processo que tem que ser feito que é fazer a reforma do estado e votar os projetos que estão em pauta". destaca.
Sobre a votação do pacote do ICMS, prevista para o dia 22, Postal alega que o PMDB trabalha para que seja aprovado da forma como foi construído pelo Piratini, mas admite que, se for necessário, possíveis mudanças com relação à limitação do prazo serão discutidas.
"O objetivo não é salvar somente o Governo Sartori, mas sim o Estado, e isso não acontece em três anos, o processo é muito mais longo. Vamos trabalhar pra que não tenha prazo, se em último caso não tiver saída, vamos costurar, mas isso só será discutido na próxima semana. Nossa prioridade agora, são as pautas dessa semana", garante.