Um quer mudança, o outro, continuidade. Assim, entram em campo a partir das 16h (de Brasília), na Arena, em Porto Alegre, Grêmio e Atlético-PR. O Tricolor, 13º com oito pontos, tenta reencontrar a sua "nova cara", já vista uma vez na vitória sobre o Corinthians, mas que sumiu diante de uma atuação ruim contra o São Paulo. Dono de 15 pontos em 18 possíveis, o Furacão pretende seguir arrasando os adversários e chegar à quinta vitória consecutiva. O objetivo é duplo: quebrar uma marca particular e ainda se manter líder do Brasileirão nesta sétima rodada, em que iniciou na segunda colocação depois da vitória do São Paulo sobre a Chapecoense.
Roger Machado tem três jogos à frente do Grêmio. Empatou o primeiro com o Goiás, venceu com autoridade o Corinthians, mas perdeu com fraca atuação para o São Paulo. Qual Tricolor é o verdadeiro? A ideia de Roger e seus comandados, portanto, é provar que a identidade do time tem mais a ver com o 3 a 1 sobre o Timão. A dúvida recai no ataque. Pedro Rocha vem atuando aberto pela esquerda, com Yuri Mamute como centroavante – embora ele possa fazer a função do primeiro. Com o retorno de Douglas, muito elogiado pelo técnico, Luan deve ser avançado para a função mais ofensiva, com a permanência de Rocha e saída de Mamute.
O Atlético-PR tenta fechar a rodada com a liderança isolada e quebrar um recorde. Após superar Atlético-MG, Joinville, Figueirense e Vasco, o Furacão busca a quinta vitória seguida. O clube não consegue uma sequência tão grande de vitórias desde 2005. Portanto, se vencer, quebrará um tabu de 10 anos. Para isso, o time conta com o atacante Walter, com participação em mais da metade dos gols do Rubro-Negro na competição. Milton Mendes tem duas dúvidas. Na esquerda, Guilherme Arana pode substituir Natanael, com dores nas costas. Na frente, o atacante Ytalo pode ganhar a vaga do meia Giovanni, que teve atuação discreta na última rodada.
A arbitragem será de Marco André Gomes da Penha, auxiliado por Fabiano da Silva Ramires e Vanderson Antonio Zanotti. Premiere e PFC HD mostram para todo o Brasil (com Luis Alano e Batista). O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real, com vídeos exclusivos.
Atlético-PR: Weverton; Eduardo, Gustavo, Kadu e Guilherme Arana (Natanael); Otávio, Hernani e Nikão; Ytalo (Giovanni), Douglas Coutinho e Walter.Grêmio: Tiago; Galhardo, Pedro Geromel, Rhodolfo e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Giuliano, Douglas e Pedro Rocha (Yuri Mamute); Luan.