Com um segundo tempo atípico, o Grêmio não fez uma boa partida e cedeu o empate ao São José na tarde deste domingo, no estádio Cristo Rei, em São Leopoldo. Com muitos erros, principalmente na zaga e no meio campo, o Tricolor empatou em 1 a 1 contra o Zequinha. Do outro lado, com a vitória do Inter diante do Passo Fundo por 2 a 0, o time de Felipão ficou na segunda posição da tabela, com 30 pontos, atrás do arquirrival colorado, que termina líder, com 34 pontos.
Com o empate, o Grêmio vai encarar o Novo Hamburgo pelas quartas de final. A partida acontece na quinta-feira, dia 8/4, às 19h30, na Arena.
Primeiro tempo
O Grêmio demorou para se encontrar em campo e não conseguia ser efetivo nas jogadas no campo de ataque. O São José chegou a ameaçar o gol Tricolor no início em pelo menos duas ocasiões. O atacante Jô mostrou boa movimentação e por pouco não complicou a zaga do Grêmio no início da partida. Logo aos três minutos, Rafinha fez boa jogada e cruzou rasteiro. A zaga afastou mal e o goleiro Tiago foi obrigado a chutar a bola pela lateral. Aos oito minutos, o Zequinha chegou fácil mais uma vez. Dessa vez, trocando passes no campo de ataque. Rafael Carrilho recebeu livre e chutou forte. A bola bateu na rede, pelo lado de fora.
Aos poucos o Grêmio foi chegando com consistência, principalmente com as jogadas de Yuri Mamute. E foi com participação dele que saiu o gol do Tricolor, aos onze minutos, depois de jogada de Éverton. Mamute dominou na entrada da área e chutou fraco. A bola bateu em Brida e sobrou para o Fellipe Bastos que acerto um belo chute, sem chances para o goleiro Fábio.
Após o gol, o Grêmio melhorou em campo e já dominava a partida, mas com pouca criação no meio de campo. Aos 15 minutos, Mamute fez boa jogada e achou Giuliano sozinho na entrada da área. Ele dominou e chutou fraco, para fácil defesa do goleiro Fábio.
Aos 27, Éverton achou Mamute pela esquerda. O atacante, em posição irregular, girou o corpo, cortou para o meio e chutou forte. A bola passou à esquerda do goleiro Fábio e bateu na trave.
O São José só voltou a ameçar o gol gremista aos 37 minutos, depois de cobrança de escanteio. Rafinha cobrou fechado e obrigou o goleiro Tiago a tirar de soco. O Grêmio ainda teve uma oportunidade antes do fim do primeiro tempo com Giuliano. O meia recebeu na entrada da área e tentou de perna esquerda. O chute saiu fraco e o goleiro Fábio fez a defesa.
Segundo tempo
As duas equipes voltaram para a segunda etapa com uma alteração. Pelo Grêmio, Maicon entrou no lugar de Douglas. No São José, Danrley entrou na vaga de Jean Roberto.
A entrada de Maicon deu mais consistência no meio campo Tricolor, mas o Grêmio não aproveitava as oportunidades. Aos três minutos, Fellipe Bastos recuperou a bola no meio-campo e achou Yuri Mamute, livre, na entrada da área pelo lado direito. O atacante bateu forte e o goleiro Fábio faz grande defesa mandando a bola para escanteio.
O time de Felipão controlava as ações e trocava passes no campo do adversário. Aos sete minutos, Éverton tocou para Fellipe Bastos na entrada da área. O volante dominou e chutou em cima da marcação.
O São José respondeu aos dez minutos com Rafael Carrilho. Ele avançou pela meia direita, deu meia-lua em Geromel e tentou encobrir o goleiro Tiago. O chute saiu fraco e o goleiro Tricolor fez a defesa.
Mesmo dominando a partida, o Grêmio dava chances para o São José chegar com perigo no contra-ataque. E foi o que aconteceu aos 13 minutos. Brida cruzou na área e o goleiro Tiago saiu mal na disputa de bola com Heber Collazo. A bola sobrou para Rafael Carrilho que, mesmo caído, mandou para o fundo das redes.
Depois do gol de empate e a entrada de Collazo no São José, o Grêmio caiu de produção. O Zequinha cresceu em campo e passou a ameaçar o gol gremista. Aos 19 minutos, Danrley dominou na entrada da área e chutou com perigo à direita do gol de Tiago. Quase o segundo gol do Zequinha.
Em mais uma jogada de perigo, o São José quase marcou novamente. Collazo carregou a bola pela esquerda, passou por dois e tocou para Jô dentro da área. O atacante bateu forte, na rede pelo lado de fora. O Grêmio errava muito na parte defensiva e a pressão do Zequinha só aumentava. Aos 30 minutos, Danrley recebeu livre pela direita e bateu de primeira. O chute saiu rasteiro e o goleiro Tiago fez a defesa.
O mesmo Danrley voltou a ameaçar cinco minutos depois. O atacante chutou de longe e obrigou Tiago a espalmar para escanteio.
Depois de ficar muito tempo sem ameaçar, o Grêmio chegou com perigo aos 40 minutos. Giuliano passou pelo goleiro e cruzou para trás. A bola passou por todo mundo na pequena área. Na sobra, Matias Rodríguez chutou por cima. O Tricolor ainda teve outra chance de marcar com Giuliano. O meia recebeu livre e chutou errado.
O último lance de perigo foi da equipe do São José. Jô avançou pela direita e tocou para o Willian na entrada da área. O jogador chutou colocado, à esquerda do gol Tiago. Fim de jogo e tudo igual no estádio Cristo Rei: 1 a 1.
Ficha técnica:
São José 1×1 Grêmio
Local: Cristo Rei
São José: Fábio; Bindé (Wiliam Cirilo); Léo; Rafael Goiano e Brida; Roberto; Felipe Guedes; Jean Roberto e Rafael Carrilho; Rafinha (Heber Collazo) e Jô.
Técnico: Gilson Maciel
Grêmio: Tiago; Matías Rodriguez; Erazo; Geromel e Júnior; Walace (Lincoln); Fellipe Bastos; Éverton (Everaldo) e Douglas (Maicon); Giuliano e Yuri Mamute.
Técnico: Luiz Felipe Scolari
Gols: Felippe Bastos (Grêmio, aos 11 minutos do 1º tempo); Rafael Carrilho (São José, aos 13 minutos do 2º tempo)
Arbitragem: Jean Pierre Gonçalves Lima
voltar