A primeira semana de trabalho do ano para o Grêmio começa com expectativa de definições. A reapresentação será na quarta-feira, e o diretor executivo Rui Costa espera anunciar pelo menos dois nomes até lá. Algumas novidades são esperadas nesta segunda-feira, primeiro dia útil do ano. Até agora, somente renovações foram bem sucedidas.
O primeiro reforço deve ser o lateral-direito Wallace. O acerto foi finalizado, faltando apenas um documento de liberação, aguardado a partir desta segunda. O jogador brasileiro, que pertence ao Chelsea e estava emprestado ao Carpi, da Itália, deve ser a única cara nova no CT Luiz Carvalho na quarta, isso se a burocracia for vencida.
O outro nome que o clube pretende anunciar é mantido em sigilo. Porém, se o ex-palmeirense Henrique, do Nápoli, finalizar seu acerto com o Fluminense, é certo que o Grêmio irá atrás de outro zagueiro. O grupo deve se apresentar apenas com Geromel, Bressaan e Thyere para o setor — Erazo, que já deixou o Tricolor, deve se acertar com o Atlético-MG. Uma solução ao menos provisória pode ser o aproveitamento de Werley, que não era a ideia inicial. A direção pretendia emprestá-lo novamente ao Santos, mas o clube paulista não tem interesse.
Para o setor ofensivo, Rafael Marques não será o reforço. O Grêmio sondava o atacante, mas recebeu a informação de que o Palmeiras já alcançou um acordo para a renovação. Nikão, do Atlético-PR, ainda é um nome pretendido, apesar de o clube paranaense também querer mantê-lo.
O meia Alán Ruiz provocou curiosidade ao escrever em redes sociais que estava a caminho de Porto Alegre. Porém, a diretoria garante que a viagem não tem nada a ver com o Grêmio. O clube não tem interesse em contratar o argentino, que caiu nas graças da torcida com os dois gols no Gre-Nal vencido por 4 a 1 no Brasileirão de 2014.