Rui Costa segue em Montevidéu e acabou alimentando a especulação do interesse do Grêmio no lateral-esquerdo Álvaro Pereira, que pertence a Inter de Milão. A contratação foi especulada na Itália, mas está descartada. O nome chegou a ser analisado, porém o São Paulo deve permanecer com o atleta até o fim do empréstimo, no meio do ano, mesmo após contratar Carlinhos.
Mesmo mostrando interesse pelo atleta da seleção uruguaia, a missão de Rui Costa é diferente. O diretor-executivo está no Uruguai tentando postergar o pagamento que o Grêmio teria de fazer no fim deste ano para o Montevideo Wanderers pela contratação do meia Maxi Rodríguez. A tentativa é adiar no mínimo para março, aliviando os cofres do clube e dando mais tempo para negociar outros atletas.
Apesar de ter contrato até 2017, Maxi Rodríguez corre o risco de ser devolvido ao Montevideo Wanderers. O clube uruguaio que detém o vínculo econômico do meia irá jogar a edição 2015 da Libertadores e requisitou o atleta. Como Felipão quer Rodríguez no grupo, o diretor-executivo faz as tratativas.