O Grêmio dominou o Santos na Vila Belmiro e aplicou 3 a 1 nos paulistas. A quinta vitória consecutiva do time de Roger deixa a equipe com 23 pontos, na vice-liderança.
CALOR GREMISTA NO INÍCIO
O tabu não assustou o Grêmio: nas 40 partidas que havia disputado em São Paulo, contra o Santos, o tricolor ganhou apenas três. A última acontecera em 2011. Mas parece que o time de Roger nem tomou conhecimento da dificuldade que outros elencos gremistas tiveram para bater o Santos na Vila Belmiro.
Logo aos três minutos, Galhardo iniciou jogada de ataque ao tabelar com Luan e Giuliano. O armador puxou para o meio e lançou para dentro da área, enquanto Luan se deslocava para receber livre. O garoto tocou para o centro e Pedro Rocha completou para o fundo das redes.
Nem mesmo a vantagem no placar parou o time de Porto Alegre. A bola estava dominada pela defesa do Santos, quando Giuliano disparou, forçou o erro adversário e roubou para lançar Luan. O atacante se enrolou e foi travado. Por pouco não saiu o 2 a 0 aos 6 minutos.
O Santos conseguiu chegar à frente tocando a bola aos 9 minutos. Houve tabela na entrada da área gremista, mas o atacante Geuvânio escorregou na hora de finalizar.
Com meia hora de jogo, o Grêmio, além de já dominar a partida naturalmente, conseguiu a vantagem numérica. Geovânio voltou ao gramado sem ter sido autorizado pela arbitragem e levou o segundo amarelo.
O momento era todo do tricolor. Logo depois, Giuliano finalizou de fora da área. A bola passou muito perto do gol de Vanderlei.
Na sequência, Douglas fez um lindo lançamento para Giuliano, que recebeu livre, deixou a defesa santista pra trás e driblou o goleiro, mas Caju conseguiu recuperação e interviu. Douglas pegou a sobra e, de primeira, isolou.
No finalzinho, uma chance para cada lado: aos 46, Ricardo Oliveira acertou a rede, pelo lado de fora, e, aos 49 Marcelo Oliveira cabeceou pela linha de fundo a cobrança de falta de Douglas.
CALOR GREMISTA NO INÍCIO (PARTE DOIS)
Foi quase tudo igual. Os três minutos parecem ser o tempo da sorte do Grêmio – ou da competência, visto que, de novo, os tricolores envolveram a defesa santista com eficiência.
A bola partiu de antes da linha central e encontrou Galhardo. O lateral passou para Giuliano, que tabelou com douglas e devolveu para Galhardo. Ele encheu o pé e acertou o gol de Vanderlei: 2 a 0 para o Grêmio.
Pela primeira vez na história, os tricolores aplicavam mais de um gol na Vila Belmiro.
Com 19 minutos, o Santos aproveitou um vacilo de Walace. Lucas Lima passou para Ricardo Oliveira que chutou e descontou para os donos da casa. Mas não demorou muito para o Grêmio responder.
Escalado no lugar de Maicon, suspenso, Edinho surpreendeu ao acertar lançamento para Yuri Mamute. O atacante entrou livre na área e tocou na saída de Vanderlei para selar o placar da partida: 3 a 1 para o Grêmio.
FICHA TÉCNICA
Santos 1×3 Grêmio
Local: Vila Belmiro
Santos: Vanderlei; Victor Ferraz, David Braz, Paulo Ricardo e Caju; Lucas Otávio (Rafael Longuine), Thiago Maia (Neto Berola) e Lucas Lima; Geuvânio, Ricardo Oliveira e Gabriel (Nilson). Técnico: Marcelo Fernandes
Grêmio: Marcelo Grohe; Galhardo, Rhodolfo, Pedro Geromel e Marcelo Oliveira; Edinho, Walace, Giuliano e Douglas; Luan e Pedro Rocha (Yuri Mamute). Técnico: Roger Machado
Gols: Pedro Rocha, aos 3 minutos do primeiro tempo; Galhardo, aos 3, Ricardo Oliveira, aos 19, e Yuri Mamute, aos 35 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Caju, David Braz, Gabriel e Geuvânio (SAN)
Cartão vermelho: Geuvânio