Grêmio empata com Flamengo na despedida do Brasileirão

O Grêmio se despediu do Brasileirão com um empate pouco empolgante neste domingo na Arena. O Tricolor fez um primeiro tempo ruim, acabou sofrendo gol e teve de buscar na segunda etapa a igualdade. Conseguiu na bola parada com Luan e, apesar de atuar por 30 minutos com um jogador a mais, não foi além do 1 a 1 diante da torcida, completando quatro jogos sem vencer no campeonato.



Com o resultado, o Tricolor encerra o campeonato em sétimo lugar, com 61 pontos. Deixou escapar, desta forma,  a passagem direta para as oitavas de final da Copa do Brasil. O Flamengo, por sua vez, termina o ano em nono, com 52 pontos.



A partida tinha clima de amistoso, mas enquanto o Grêmio teve domínio da bola e pouca criatividade, o Flamengo foi mais objetivo e aproveitou as falhas do Tricolor para abrir o placar. Sem criação no meio, os gremistas só conseguiam subir pelas laterais do campo e ainda abriam espaços para as investidas cariocas.



Flamengo abre o placar



Mesmo em seus domínios, o Grêmio demorou para chutar a primeira bola a gol. Foi do Mengão essa iniciativa. Luiz Antônio fez Marcelo Grohe trabalhar aos oito minutos, aos 18, Anderson Pico mandou um chute muito perigoso, que obrigou difícil defesa do goleiro gremista. 



Foi do volante Walace o primeiro chute tricolor. Aos 19 minutos, a bola sobrou na entrada da área e o jovem marcador chutou de bico, com a bola passando perto do ângulo esquerdo. Aos 24, Luan lançou Zé Roberto na esquerda e o lateral encontrou o centroavante Barcos. Mas o Pirata demorou para chutar e a bola foi abafada pelo goleiro.



Aí veio o castigo. Aos 31 minutos, Luiz Antônio passou de meia lua por Zé Roberto olhou para a área e cruzou. Marcelo Grohe se adiantou para bloquear, mas a bola desviou no joelho de Bressan e traiu o goleiro. Entrou devagar, no canto esquerdo o 1 a 0. O primeiro tempo foi encerrado com muitas vaias das cadeiras da Arena.



Felipão tirou Bressan e Biteco no intervalo, retornando com Werley e Everton. Além da troca, mudou o comportamento no campo e a equipe foi para cima do Flamengo, em busca do empate.



Goleiro é expulso e Luan empata



Mesmo jogando em cima do campo dos cariocas, o gol da igualdade se originou em uma bola de contra-ataque. Barcos dominou em velocidade e superou a zaga. O goleiro Cesar saiu desesperado e derrubou o Pirata na meia-lua, levando o cartão vermelho. Na cobrança, Luan chutou com muito efeito, no ângulo esquerdo, e rompeu a meta do goleiro substituto, Daniel. 



Apesar de contar com um a mais em campo, o Tricolor não conseguiu impor a mesma superioridade dos minutos iniciais. Voltou a dificuldade de criar oportunidades de gol, apesar de Luan "acordar" para o jogo e participar mais das jogadas. Fellipe Bastos ainda teve chance de marcar, quando entrou na metade da etapa final. Ele recebeu na intermediária e disparou um foguete, espalmado pelo goleiro Daniel no canto esquerdo. O volante ainda tentou duas vezes de longe, numa dessas chances carimbou a trave e por muito pouco não conseguiu a virada. Ficou mesmo no 1 a 1, a reta final sem vitórias do Tricolor no Brasileirão 2014.



Brasileirão – 38ª rodada



Grêmio 1

Marcelo Grohe; Pará, Bressan (Werley), Rhodolfo e Liverson; Walace (Fellipe Bastos), Biteco (Everton), Ramiro e Luan; Everton e Barcos. Técnico: Luiz Felipe Scolari.



Flamengo 1

César; Leonardo Moura, Marcelo, Erazo e João Paulo; Amaral, Muralha (Negueba), Luiz Antônio (Recife) e Lucas Mugni; Arthur (Daniel) e Élton. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.



Gols: Luiz Antonio (32min/1ºT), para o Flamengo; Luan (13min/2ºT), para o Grêmio.

Cartão vermelho: César (F).

Cartões amarelos: Pará, Rhodolfo e Ramiro (G).

Árbitro: Luiz Flávio Oliveira (SP)

Local: Arena do Grêmio

voltar
© Copyright 2019