Há risco de enchentes nos vales do Caí e Taquari, alerta Defesa Civil

A chuva que já era intensa na semana e persistiu ao longo do sábado (19) e domingo (20) deixa centenas de pessoas fora de casa e eleva o risco de enchentes no Rio Grande do Sul. A situação é mais complicada no Vale do Taquari e no Vale do Caí.

Em Lajeado, a última medição aponta que o nível do rio Taquari está sete metros acima do normal. Dezenas de famílias que moram em regiões ribeirinhas foram retiradas de casa neste domingo.

Também estão em alerta outros municípios da região, como EncantadoEstrela eCruzeiro do Sul, onde moradores também tiveram que deixar as casas.

Em São Sebastião do Caí, a última medição aponta que o Rio Caí está em 10,70 metros. Os alagamentos costumam ocorrer quando o nível ultrapassa os 12 metros. Algumas famílias de regiões Ribeirinhas foram retiradas de casa neste domingo por medida de precaução.

A prefeitura de Montenegro também está atenta ao aumento do nível do rio Caí que costuma causar alagamentos na cidade quando ultrapassa os 4,80 metros. Atualmente está em 3,90 metros. Em Novo Hamburgo, o nível do rio dos Sinos também subiu no final de semana, mas ainda não há registro de transbordamento.

“A previsão é de que tenhamos ainda uma grande quantidade de chuva e há um alerta para inundações, principalmente, em Estrela, Lajeado, Encantado, Venâncio Aires e Cruzeiro do Sul. Também estamos atentos para movimentos de massas que podem provocar deslizamentos de terra nessas regiões”, explicou o chefe da Defesa Civil no RS, tenente-coronel Alexandre Martins.

Conforme a Defesa Civil, mais de cinco mil famílias em 60 municípios gaúchostiveram residências danificadas pela chuva de granizo que caiu durante a semana. O município mais afetado pelo granizo foi Taquara, no Vale do Paranhana, com quase duas mil casas atingidas.

GAÚCHA

voltar
© Copyright 2019