HCI mantém suspensão de atendimentos pelo SUS, mesmo depois de notificação da SES

 

Apesar de receber uma notificação da Secretaria Estadual da Saúde, o Hospital de Caridade de Ijuí vai manter suspensos os atendimentos pelo SUS. Todas as consultas e cirurgias foram canceladas desde segunda-feira (2) até que os repasses do Governo do Estadosejam normalizados. Com a falta de recursos, só é possível manter os atendimentos de urgência e emergência, segundo o presidente do hospital Cláudio Matte Martin.

"O principal comprador de serviços doCaridade é o SUS, porém a defasagem nas tabelas de remuneração não permite que o hospital faça reservas financeiras, muito menos suporte atrasos ou absorva valores não recebidos pela prestação dos serviços. Não vamos prejudicar nenhum tipo de serviço de emergência, apenas vamos nos adaptar e conseguir alguma reserva financeira", conta. 

O valor total atrasado chega a R$ 8,9 milhões. Se o repasse do Governo não for realizado, mais de três mil procedimentos deixarão de ser realizados por mês no local.

Segundo a Associação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul, o débito do Governo com os hospitais ultrapassa os R$ 200 milhões e, caso não haja repasse dos valores em um curto prazo, outras instituições poderão restringir atendimentos.

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Giovani Feltes, a dívida poderá ser parcelada, mas ainda não há previsão de data

voltar
© Copyright 2019