Infarto agudo do miocárdio é a principal causa de morte de homens

O Ministério da Saúde divulgou nesta manhã (11) dados referentes a saúde do homem. Segundo o levantamento, 57% da população masculina têm sobrepeso e 18% está obesa. Esse aumento na balança contribui para que surjam doenças cardiovasculares. O infarto agudo do miocárdio, por sua vez, é a causa mais frequente de mortes dos homens no Brasil.

As causas que mais matam os homens, no entanto, são as externas, (acidentes, violências), seguido de doenças do aparelho circulatório. Segundo a última pesquisa do IBGE, enquanto a expectativa de vida dos homens alcançou 71 anos, entre as mulheres, a expectativa é de 78 anos. O levantamento constatou ainda que quase 1/3 dos homens brasileiros não têm o hábito de ir aos serviços de saúde e 55% disse que nunca precisou ir. 

O Ministério da Saúde também aproveitou a ocasião para lançar o Guia do Pré-Natal do parceiro e o Guia da Saúde do Homem para o agente comunitário de saúde.O objetivo é aproveitar o momento em que o homem está mais próximo do serviço de saúde, acompanhando sua parceira no Pré-Natal, para que para estimular a adoção de hábitos saudáveis e a realização de exames preventivos.

 Serão distribuídos 242.500 exemplares do Guia do Pré-Natal do Parceiro para Profissionais de Saúde, voltado para inserção dos homens no pré-natal de suas parceiras. Ele orienta e incentiva o homem a exercer a paternidade desde o planejamento reprodutivo do casal, passando pela fase do pré-natal, parto e atenção às crianças. Alguns agentes de saúde da Bahia, São Paulo e Paraná já passaram por processos de capacitação, em breve este aprimoramento será realizado nas demais unidades da federação.

“Saúde é importante para que os homens participem ativamente das atividades familiares. Nossa chamada é para que os pais procurem os serviços e recebam orientações para cuidar de sua saúde e prevenir doenças, como manter as vacinas em dia. Filhos, lembrem seus pais de cuidar regularmente da saúde. Esse será o melhor presente para toda a família”, afirmou o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

 

GAÚCHA

voltar
© Copyright 2019