Inter e Grêmio decidem Gauchão em clássico supervalorizado

Nada de time misto, cafezinho ou ruralito. O Gauchão vale e muito. Aliás, talvez nunca tenha valido tando nos últimos anos para a dupla Gre-Nal. O Internacional quer o penta. O Grêmio, quebrar o jejum de títulos. A semana foi recheada de declarações polêmicas de ambos os lados. Os colorados precisam vencer de qualquer maneira. Os gremistas podem até empatar com gols. As duas equipes chegam em condições parelhas e poucos se atrevem a apontar um favorito. Nestas circunstâncias, a dupla decide o título do Gauchão 2015, neste domingo (3), às 16h, no estádio Beira-Rio, em uma final supervalorizada pelos dois times.

Nenhum dos técnicos confirmou a equipe titular, mas as escalações não devem apresentar grandes surpresas. Precisando vencer, Diego Aguirre deve colocar o meia-atacante Valdívia na vaga do volante Nico Freitas. Já Felipão tende a manter a escalação do primeiro clássico. Independente das decisões tomadas, será uma final valorizada como nunca pelos dois gigantes da Capital.

O time colorado foi definido no treinamento fechado da última quinta-feira. Na ocasião, Aguirre testou as duas formações possíveis. Em um primeiro momento, manteve o time do primeiro tempo do último Gre-Nal, com Nico Freitas ao lado dos volantes Rodrigo Dourado e Aránguiz. Na segunda etapa da atividade, promoveu o ingresso de Valdívia na vaga do meio-campista uruguaio. E esta deve ser a equipe que vai atuar. O provável Inter tem: Alisson; William, Ernando, Alan Costa e Geferson; Rodrigo Dourado, Aránguiz, D'Alessandro e Valdívia; Eduardo Sasha e Nilmar.

As grandes surpresas estão no banco de reservas. Os garotos Alisson Farias e Taiberson foram relacionados, ultrapassando jogadores mais renomados. Réver, Anderson e Vitinho, atletas contratados para serem titulares e que sequer foram relacionados para o jogo. Por outro lado, o argentino Lisandro López está recuperado de lesão e ficará à disposição no jogo.

Para o Inter, vale também um marco histórico para Diego Aguirre. A última vez que o time colorado conquistou um título com um técnico estrangeiro no comando foi no Campeonato Gaúcho de 1950, quando a equipe do treinador argentino Alfredo González, liderada em campo por Nena, Oreco, Carlitos e Ênio Andrade, levantou a taça no estádio dos Eucaliptos.

A postura colorada deve ser ofensiva, já que o time precisa vencer. Como o jogo de ida na Arena terminou em empate por 0 a 0, um novo empate sem gols levará a decisão para os pênaltis. Pelo critério do gol qualificado, qualquer empate com gols dará o título ao Grêmio.

Aliás, foi assim na última vez que as duas equipes decidiram um Gauchão no Beira-Rio. Em 2006, o Grêmio levou a melhor justamente pelo gol marcado como visitante. Após empate sem gols no Olímpico, o 1 a 1 na casa colorada valeu a taça para o tricolor. A meta gremista é repetir o feito, pois, desde 2010, o Tricolor não conquista um título.

O zagueiro Rhodolfo admitiu durante a semana que o gol qualificado pode ser uma vantagem, mas que só deve ser administrada em uma circunstância muito específica de final de jogo, por exemplo. O capitão gremista cita os clássicos anteriores, prevê um duelo muito equilibrado e acha que os dois times tem condições de vencer nos 90 minutos.

O time do Grêmio não deve ter nenhuma surpresa. Na última sexta-feira, Felipão praticamente descartou a possibilidade de Cristian Rodríguez iniciar o jogo. Segundo ele, o uruguaio tem condições de atuar em alto nível por no máximo 45 minutos, dando a entender que deve utilizar o jogador no decorrer da partida. 

Ao contrário da semana passada, desta vez o técnico do Grêmio preferiu não antecipar a escalação. Mais por motivos médicos do que por alguma opção tática. Felipão prefere esperar pelas recuperações de Yuri Mamute e Felipe Bastos. O atacante, se tiver condições, fica como alternativa no banco de reservas. Caso o volante seja vetado, Wallace entra no seu lugar. Como os dois treinaram normalmente na  manhã de sábado, devem ser liberados. 

A única mudança certa na equipe é a entrada do zagueiro Erazo no lugar de Geromel, expulso no jogo de ida. A provável escalação do Grêmio tem: Marcelo; Matias, Rhodolfo, Erazo e Marcelo Oliveira; Felipe Bastos (Wallace), Maicon, Giuliano, Douglas e Luan; Braian Rodriguez.

As duas escalações tem, basicamente, uma dúvida. Mas, apesar disso, a única certeza é que, independente de quem for o vencedor do Gre-Nal 406, o campeão vai comemorar a conquista como há muito tempo não se via em um Gauchão.

INTERNACIONAL X GRÊMIO
Data: 3 de maio de 2015
Horário: 16h
Local: Estádio Beira-Rio, Porto Alegre
Arbitragem: Leandro Vuaden, auxiliado por Rafael da Silva Alves e Marcelo Barison
Internacional: Alisson; William, Ernando, Alan Costa e Geferson; Rodrigo Dourado, Aránguiz, D'Alessandro e Valdívia; Eduardo Sasha e Nilmar.
Grêmio: Marcelo; Matias, Rhodolfo, Erazo e Marcelo Oliveira; Felipe Bastos (Wallace), Maicon, Giuliano, Douglas e Luan; Braian Rodriguez.

voltar
© Copyright 2019