A estreia do Inter no Gauchão 2015 terminou de forma amarga. Não pelo resultado dos 90 minutos, um empate em 1 a 1 com o Lajeadense neste domingo na Arena Alviazul. O forte calor e ter jogado praticamente todo o segundo tempo com um jogador a menos, valorizam o ponto conquistado. Porém, na decisão da Recopa Gaúcha, nos pênaltis, o Colorado perdeu três pênaltis e deixou a taça escapar. O Lajeadense acertou três cobranças e errou uma, sem precisar cobrar a última.
Gilmar, de pênalti, e Ernando marcaram os gols no tempo normal. D’Ale, Sasha e Fabrício erraram as penalidades na decisão.
Na segunda rodada, o Inter recebe o São José, na quarta-feira, às 19h30min, no estádio Beira-Rio. Já o Lajeadense vai ao Antônio David Farina, no mesmo dia, mas às 20h30min, pegar o Veranópolis.
Muita marcação e nada de oportunidades
A partida começou com os dois times cautelosos. O Inter buscava as laterais para tentar furar o bloqueio do Lajeadense, que esperava o time da Capital no seu campo para partir em rápidos contra-ataques. Eduardo Sasha, Alex e Fabrício, ’Alessandro e Leo buscavam os tabelamentos e a aproximação para fazer as jogadas, mas tinham dificuldades para superar a defesa do clube do interior.
Até a paralisação para a hidratação, aos 22 minutos, a melhor oportunidade ocorreu aos 14, quando D'Alessandro cruzou da direita de ataque para Alex. Luiz Muller se antecipou e soqueou para afastar o perigo. Apesar de ter a maior posse de bola e presença no campo ofensivo, o Lajeadense levava perigo com a velocidade do meio de campo e ataque.
Aos 26 minutos, Gilmar cobrou escanteio e Mateus Santana cabeceou. A bola bateu em Sasha e Nilton e saiu pela linha de fundo. Jogadores do Lajeadense reclamaram pênalti, mas Anderson Daronco mandou o jogo seguir. Dois minutos depois, Leandro Camilo cabeceou pela linha de fundo próximo ao poste esquerdo de Alisson. Aos 30, Michel arriscou de fora da área e a bola passou próximo ao poste direito de Alisson.
O Inter seguia tentando criar oportunidades de gols, mas a maioria dos cruzamentos era rasteiro, parava na marcação do Lajeadense ou o chute saia desviado, como um arremate de D’Ale aos 41. O clube do interior buscava o levantamento no interior da área colorada, mas não conseguia superar o sistema defensivo. Com isso, o primeiro tempo terminou em 0 a 0.
Gols e mudança da equipe que tinha o domínio da partida
Logo no início do segundo tempo, Mateus Santana e Paulão caíram dentro área e o árbitro Anderson Daronco marcou o pênalti. No lance, por reclamação, o lateral Léo foi expulso. Na cobrança da penalidade, Gilmar chutou no canto inferior direito de Alisson e abriu o placar. O Inter, menos com um jogador a menos foi atrás do empate. Aos nove, após cruzamento, Paulão deu um passe de “bicicleta” e Ernando cabeceou para o fundo das redes: 1 a 1.
Após o gol, mesmo com um a menos, o Colorado seguiu no ataque. Aos 12, D’Alessandro passou para Cláudio Winck, que havia entrado na vaga de Alex. O lateral chutou a bola desviou no marcador e obrigou Luiz Muller a tapear pela linha de fundo. Após o lance, o jogo mudou. O Lajeadense partiu para o ataque e o Inter se fechou para partir em rápidos contra-ataques.
Aos 20, Rafael Gava cobrou falta de fora da área, mas a bola passou sobre a meta do Inter. A resposta veio três minutos depois. Sasha recebeu passe dentro da área, girou e bateu forte. Luiz Muller saltou e empurrou a bola para a linha de fundo.
Demonstrando cansaço, o Inter diminuiu o ritmo e viu o adversário aumentar a presença ofensiva. Aos 31, Rafael Gava cobrou falta próximo da área e a bola saiu próximo ao poste direito de Alisson. Por pouco Quaresma não ampliou para o time local. Na primeira oportunidade, aos 36, chutou rasteiro e fraco próximo ao poste esquerdo de Alisson. Na segunda, aproveitou cruzamento da direita e cabeceou. O camisa 1 do Inter saltou e empurrou a bola pela linha de fundo.
Os dois times seguiram insistindo, mas os ataques não conseguiram superar as defesas e o jogo terminou em 1 a 1. Com isso, cada clube ganhou um ponto no Campeonato Gaúcho. Como a partida valida pela Recopa, ocorreu à cobrança de penalidades máximas.
Decisão da Recopa
Nos pênaltis, o Lajeadense se sagrou campeão marcando três gols, já que D’Alessandro, Sasha e Fabrício erraram as cobranças. Rafael Gava, Márcio Goiano e Vinícius marcaram e garantiram a taça da Recopa. Quarto título estadual na sequência do clube do interior, que também conquistou em 2014 a Copa Fernandão (antiga Copa da FGF), Copa Sul-Fronteira e a Supercopa.
Gauchão – 1ª rodada
Lajeadense (1) (Pênaltis – 3)
Luiz Muller; Thiago, Camilo, Everton e Márcio Goiano; Marabá, Mateus Santana, Rafael Gava e Paulo Josué (Ramón); Michel (Vinícius) e Gilmar.
Técnico: Luis Carlos Winck.
Inter (1) (Pênaltis – 1)
Alisson; Léo, Ernando, Paulão e Fabrício; Nilton, Alex (Cláudio Winck), Aránguiz e D'Alessandro; Sasha e Rafael Moura (Valdívia).
Técnico: Diego Aguirre.
Gols: Gilmar (2min/2ºT) e Ernando (9min/2ºT)
Pênaltis :
Inter:
Acertou: Nilton.
Errou: D’Alessandro, Sasha e Fabrício.
Lajeadense:
Acertou: Rafael, Márcio Goiano e Vinícius.
Errou: Ramon.
Cartões amarelos: Paulão e Léo (I) e Paulo Josué, Michel e Thiago (L)
Cartão vermelho: Léo (I)
Arbitragem: Anderson Daronco, auxiliado por Marcelo Barison e Júlio César dos Santos
Local: Estádio Alviazul.