Investindo na Literatura

 Atendendo as demandas e metas da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Esporte, a Administração Municipal de Catuípe/RS, investiu na aquisição de um número expressivo de livros de Literatura para as Escolas Municipais Girassol e Ulisses Salazar. As professoras da Área das Linguagens selecionaram os livros para seus alunos, observando a idade cronológica e principalmente o estágio de desenvolvimento de leitura em que eles se encontram.

 

            A literatura é um caminho que estimula a criança, o jovem a desenvolver a imaginação, a emoção e o sentimento de forma prazerosa e significativa. Desenvolver o interesse e o hábito pela leitura é um processo constante, que começa muito cedo, em casa, aperfeiçoa-se na escola e continua pela vida inteira. Existem diversos fatores que influenciam o interesse pela leitura. O primeiro e talvez mais importante é determinado pela “atmosfera literária” que a criança encontra em casa. A criança que houve histórias desde cedo, que tem contato direto com livros e que seja estimulada, terá um desenvolvimento favorável ao seu vocabulário, bem como a prontidão para a leitura.

 

Os educadores lembram os pais que: a criança que lê com maior desenvoltura se interessa pela leitura e aprende mais facilmente, neste sentido, a criança interessada em aprender se transforma num leitor capaz. Sendo assim, pode-se dizer que a capacidade de ler está intimamente ligada a motivação. Os pais deveriam se dedicar efetivamente em estimular esta capacidade nos seus filhos. Outro fator que contribui positivamente em relação à leitura é a influência do professor. Nesta perspectiva, cabe ao professor desempenhar um importante papel: o de ensinar a criança a ler e a gostar de ler.  A escola deve propiciar esse ambiente, para que os livros literários sejam vistos de forma diferente, ou seja, como algo enriquecedor e, sobretudo, agradável.

 

A Secretaria Municipal de educação aposta nos projetos Pedagógicos de cada Escola para desenvolver um programa de leitura diversificado e com qualidade, que integre os conteúdos relacionados ao currículo escolar e ofereça uma certa variedade de livros de literatura como contos, fábulas e poesias, conforme a realidade de cada educandário.

 

 

 

voltar
© Copyright 2019