John Deere suspende por 60 dias produção de máquinas em Horizontina

A John Deere vai suspender por 60 dias a produção na fábrica de colheitadeiras e plantadeiras de Horizontina. Para evitar cerca de 300 demissões, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Horizontina e Região, Jorge Luís Ramos, informa que está sendo negociada a suspensão temporária do contrato dos trabalhadores durante o período. A fábrica emprega 1,7 mil pessoas.

De acordo com o portal GZH, a John Deere disse, em nota, que busca a “solução mais adequada para ajustar a taxa diária de produção em sua fábrica.” No ano passado, a multinacional americana já havia demitido em torno de 450 funcionários. Por sua vez, o Jornal do Comércio noticiiou que com as revendas abarrotadas de produtos e os negócios estagnados, a empresa optou por paralisar as atividades até a retomada das encomendas.

As vendas de máquinas agrícolas no Brasil caíram 13,2% em 2023, em relação a 2022. Foram 60.981 unidades. No ano anterior, as vendas de equipamentos novos somaram 70.262. O balanço foi divulgado nesta quarta-feira (28/2) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Para este ano, a projeção é de uma nova retração no mercado.

O presidente da Anfavea, Márcio Leite, disse, em entrevista coletiva, que as elevadas taxas dos financiamentos afetaram os resultados. Segundo ele, pelo menos 60% das decisões de trocas de máquinas agrícolas se baseiam em crédito.

Para 2024, a previsão da Anfavea também é de retração. As vendas devem cair 11%, para 54.300 máquinas agrícolas. Os dados da Associação abrangem tratores e colheitadeiras, além de equipamentos rodoviários, que tem parte da demanda no agronegócio.

Divulgação/John Deere

voltar
© Copyright 2019