===Em uma cerimônia realizada em dois momentos, o governador José Ivo Sartori (PMDB), e seu vice, José Paulo Cairoli (PSD), tomaram posse na tarde desta quinta-feira (1), em Porto Alegre. A primeira solenidade foi realizada no Plenário da Assembleia Legislativa, com a presença de deputados, secretários e outras autoridades. Em seguida, o novo chefe do Executivo do Rio Grande do Sul recebeu o cargo no Palácio Piratini. Na Assembleia, a cerimônia começou com alguns minutos de atraso. Ao chegar ao Plenário da Casa, Sartori foi muito aplaudido. As galerias do plenário 20 de setembro estavam lotadas. Após a execução do Hino Nacional, o novo governador fez o juramento. Em seguida, a deputada Marisa Formolo (PT) leu o termo de posse. Em seguida, foi a vez do vice Cairoli receber o cargo.
"Ousar, evoluir e inovar. Ter consciência do rumo que queremos para o Rio Grande. Chorar menos, agir mais. Improvisar menos, planejar mais. Falar menos e fazer mais. Sem vitimismo, mas também sem bairrismo. Com orgulho do que somos, mas com humildade para reconhecer nossas carências", afirmou o novo governador, em seu discurso após assumir o cargo.
"O caminho do progresso é mais árduo, mais lutado, mais difícil. Exige um pacto com a verdade, conciliação, compreensão. Fazer o que precisa ser feito. Uma frase que repeti inúmeras vezes durante o período eleitoral. É preciso perceber o que deve ser mantido, o que envelheceu e o que deve ser renovado", ponderou Sartori. "Eu não vim para rasgar a História. O que eu quero, é recolher dela as melhores lições", disse.
voltar