Justiça defere liminar contra Tirol devido a formol e álcool no leite cru

A empresa de laticínios Tirol terá de seguir uma série de ações para garantir a qualidade dos produtos, ou será multada em R$ 500 mil por descumprimento. O Ministério Público obteve liminar na Justiça devido a falhas no controle de qualidade da empresa, ainda com relação a laudos de 2013 e 2014, quando foram encontrados produtos como formol e álcool no leite cru.

A empresa disse à Rádio Gaúcha que não tinha nenhum conhecimento da presença das substâncias no leite cru recebido e que não recebeu nenhum documento do Ministério Público com relação a isso.

Conforme o promotor Alcindo Bastos da Silva, a empresa se negou a firmar um Termo de Ajustamento de Conduta, à época. "Não teria sido detectada a presença de formal e, em outros episódios, de álcool etílico. A informação já chegou para nós no laudo do leite cru, mas que foi internalizado, recebido e levado adiante pela Tirol no município de Tapejara. Trabalhamos com relação à falha do controle de qualidade, de não ter detectado há tempo, antes deste produto ter ido ao mercado", explica o promotor.

A indústria tem sede em Treze Tílias, Santa Catarina, e três postos de refrigeração no Rio Grande do Sul, em Boa Vista do Buricá, Trindade do Sul e Tapejara. O leite cru é usado para a fabricação do leite UHT, queijo, manteiga, creme de leite, bebida láctea, entre outros produtos.

A Justiça determinou que a Tirol cumpra o controle de qualidade dos produtos lácteos e, quando constada a irregularidade, comunicar imediatamente ao Ministério da Agricultura os dados do produtor, transportador e do posto de resfriamento. A empresa ainda tem que manter cadastro atualizado dos produtores e transportadores

voltar
© Copyright 2019