Libertadores ficará ainda mais difícil em 2016

A Copa Libertadores de 2016 começa a ganhar corpo. E tem uma cara cada vez mais cascuda. Com Grêmio e Inter brigando para se garantir entre os 38 classificados ao principal torneio de clubes das Américas, 22 times já estão garantidos, entre eles oito ex-campeões. Restam, portanto, ainda 16 vagas com quase 50 equipes ainda com chances.



Os já classificados detêm 21 títulos das 56 edições disputadas até agora. Esta conta pode subir bastante. Podem ser até 16 ex-campeões, donos de até 42 troféus nestas mais de cinco décadas e meia de disputa. Representariam 64% dos 25 clubes que já tiveram a oportunidade de levantar a taça desde o início em 1960. Nesta temporada, por exemplo, foram 14 times.

Na Argentina, com uma vaga aberta, podem entrar ainda Independiente, o maior vencedor com sete, Racing, que conquistou a competição uma vez, e Estudiantes, tetracampeão. 



No Brasil, Corinthians e Atlético-MG estão garantidos e o Grêmio bem próximo. Depois, São Paulo, Inter e Sport brigam pela vaga. O Santos pode se classificar também pela Copa do Brasil, única alternativa que resta ao Palmeiras. 

Ainda tem o Colo-Colo, único chileno campeão, o Olimpia, do Paraguai que é tricampeão, e o Atlético Nacional, primeiro colombiano a vencer o torneio em 1989, brigando pela vaga.



A Libertadores da próxima temporada ainda pode ter seis equipes que já tiveram ao menos o gostinho de ir à decisão: Deportivo Cali, da Colômbia; Barcelona, do Equador; Unión Española e Universidad Católica, do Chile; e Sporting Cristal e Universitario, do Peru. 



Tende a ser um torneio ainda mais difícil em 2016. Para agraciar tamanha disputa, a Conmebol já sinalizou que irá aumentar a premiação, que atualmente é de US$ 5,1 milhões. A entidade, no entanto, ainda não informou os novos valores. O sorteio dos cruzamentos da primeira fase e dos grupos está marcado para 22 de dezembro, em Luque, no Paraguai, na sede da entidade.



• Argentina (uma vaga): Será do campeão da Liguilla, disputada entre Racing, Estudiantes, Independiente e Belgrano.



• Brasil (três vagas): Uma é do campeão da Copa do Brasil, Santos ou Palmeiras. Para as outras duas, 12 times ainda têm chances matemáticas no Brasileiro. Porém, elas devem ficar com Grêmio, Santos, São Paulo, Inter ou Sport.



• Chile (duas vagas): O campeão do Apertura, provavelmente Colo-Colo ou Universidad Católica, fica com uma. Universidad de Concepción e Palestino correm por fora. A outra é do campeão da Copa do Chile. Na semifinal estão Universidad de Concepción, Universidad de Chile, Colo-Colo e Unión Española.



• Colômbia (duas vagas): Atlético Nacional, Once Caldas, Alianza Petrolera e Junior de Barranquilla já estão na fase final do Torneio Finalización, que aponta um dos classificados. Deportes Tolima, Independiente Medellín, Santa Fe, Deportivo Pasto, Deportivo Cali (já está na Libertadores) e Patriotas brigam pelas outras quatro vagas. A outra é do time que mais acumulou pontos na temporada — disputam Atlético Nacional, Independiente Medellín, Tolima, Junior e Santa Fe — que também pode se garantir se vencer a Sul-Americana.



•  Equador (duas vagas): Uma será do campeão da segunda etapa do Equatoriano. Dos 12 times, apenas o Deportivo Quito e o El Nacional não têm mais chances matemáticas, mas o título deve ficar com LDU (já está na Libertadores), Emelec, Universidad Católica ou Independiente del Valle. A segunda, para a equipe com mais pontos nos dois turnos, será de Emelec ou Independiente del Valle.



•  México (uma vaga): Será de Toluca, León, Chiapas ou Puebla como segundo melhor colocado no Apertura que não participe da Liga dos Campeões da Concacaf. 



• Paraguai (duas vagas):  O Olimpia é favorito para ficar com a primeira como campeão do Clausura. Libertad, Guaraní e Cerro Porteño correm por fora. A outra será do time com mais pontos nos dois torneios. Se o Cerro for campeão novamente, são duas vagas para a classificação acumulada. O Guaraní é o principal candidato, com Olimpia e Libertad como concorrentes. O Sportivo Luqueño ainda pode ficar com a vaga se conquistar a Sul-Americana.



• Peru (três vagas): Serão destinadas aos três primeiros do Campeonato Descentralizado. César Vallejo e Sporting Cristal já estão nas semifinais. Nove times disputam os outros dois lugares. Melgar, Sport Huancayo, Universitario e Real Garcilaso são os principais candidatos.

voltar
© Copyright 2019