O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) divulgou, nesta segunda-feira, as primeiras estatísticas de autuações das lombadas eletrônicas após o início da operação de todos os lotes. Os equipamentos dos últimos quatro contratos licitados começaram a funcionar em 7 de novembro.
Ao todo, 112 faixas são monitoradas em 20 rodovias da malha estadual. Os equipamentos ficaram desativados por quase dez meses, enquanto ocorria uma licitação da Secretaria Estadual dos Transportes.
As lombadas registraram fluxo de 8,9 milhões de veículos entre 7 e 19 de novembro. Desse total, 5,5 mil foram autuados por excesso de velocidade, ou seja, menos de 1% do total de condutores. O levantamento, porém, não mostrar se o motorista volta a aumentar a velocidade após o carro passar pelo trecho monitorado.
Conforme o Daer, as lombadas possuem caráter educativo e não são implantadas com objetivo arrecadatório ou de punição. A fiscalização já havia sido retomada em agosto deste ano, com o monitoramento de 20 faixas nas ERS 239, 155 e 409.
A autarquia espera uma análise da Superintendência de Estudos e Projetos para licitar novos pontos para a instalação de lombadas, com preferência para locais próximos a escolas e de travessia de pedestres.