Mais de 130 famílias estão fora de casa no RS devido às cheias dos rios

cheia dos rios, aliada à chuva intensa que atingiu o Estado nos últimos dias, já deixa 138 famílias fora de casa no Rio Grande do Sul. De acordo com o último balanço da Defesa Civil, a região que apresenta a situação mais grave é aFronteira Oeste.

Em Quaraí, 85 famílias tiveram que ser deslocadas para casa de parentes ou abrigos municipais. Já em Dom Pedrito, são 45 famílias afetadas. Oito famílias de Alegrete também tiveram que sair de casa devido às cheias. 

Ainda segundo a Defesa Civil, os rios Quaraí, Ibirapuitã, Santa Maria, Caí e Taquari estão de três a cinco metros acima do nível normal nesta semana. 

Também devido à chuva, a RS-307 segue bloqueada para tráfego na altura do quilômetro 18, em Campinas das Missões, onde a cabeceira da ponte sobre o Rio Pessegueiro cedeu e foi levada pela água. O desvio pode ser feito pelas RS-162 e 472.

Situação de emergência
Pelo menos onze municípios gaúchos já decretaram situação de emergência por causa do mau tempo. A maioria deles está na Região da Campanha, atingida pelo excesso de chuva. 

Até o momento, apenas o município de Dom Pedrito já possui o decreto cadastrado no Sistema Nacional de Defesa Civil aguardando homologação.

O número de cidades deve aumentar nos próximos dias, já que muitas ainda estão juntando a documentação necessária para entrar com o pedido de situação de emergência. Entre elas, estão Canguçu, Cerrito, Chuí e Pedro Osório.

Confira a lista dos municípios que decretaram situação de emergência no RS:

Bagé, Candiota, Dom Pedrito, Pedras Altas, Pinheiro Machado, Arroio Grande, Herval e Santa Vitória do Palmar, Rosário do Sul, São Francisco de Assis e São Miguel das Missões. 

GAÚCHA
voltar
© Copyright 2019