Mais de 1,5 mil pessoas seguem fora de casa devido às chuvas no RS

Ainda há 1.568 pessoas fora de casa no Rio Grande do Sul por causa das chuvas que atingiram o Estado nas últimas semanas. Ao todo, 51.211 pessoas foram afetadas pelos alagamentos, atingindo 64 municípios gaúchos. De acordo com o último balanço da Defesa Civil, entre a terça (21) e a quarta-feira (22), mais de 800 pessoas saíram de abrigos disponibilizados pelo poder público. Mesmo assim, muitas famílias ainda não conseguiram retornar para casa devido às cheias dos rios.

Esse é o caso de municípios do Vale dos Sinos, onde mais de 400 pessoas ainda estão fora de casa. Em São Leopoldo, o nível do Rio dos Sinos não baixou e ruas e residências dos bairros Pinheiro, São Geraldo e Feitoria seguem alagadas. Na cidade, 90 pessoas estão abrigadas no Ginásio Municipal.

Já em Novo Hamburgo, 377 pessoas seguem abrigadas em três locais destinados pela prefeitura, nos bairros Canudos, Santo Afonso e Diehl (Vila Kephas). A prefeitura orientou que as famílias da Vila Kephas saiam das residências nas ruas Guilherme Koling e Arthur Momberger, pois há risco de deslizamento de terra na região.

Em Esteio, a Defesa Civil estima que 300 pessoas ainda estejam abrigadas em cinco pontos da cidade. As águas baixaram no município, mas o trabalho de limpeza ainda é feito em localidades como Jardim das Figueiras, Vila Ezequiel, Vila Navegantes e Três Marias. Em Sapucaia do Sul, 123 moradores dos bairros Carioca e Fortuna estão em abrigos da prefeitura.

Ajuda

Os municípios seguem arrecadando doações para ajudar as famílias que foram atigindas pela chuva. Os itens mais pedidos são alimentos, materiais de higiene e limpeza, fraldas e roupas de criança. Os pontos de coleta podem ser conferidos aqui. Em Novo Hamburgo, a prefeitura está em busca de voluntários para auxiliar no atendimento às famílias nos abrigos. Quem quiser participar do voluntariado, pode entrar em contato pelo telefone (051) 9135-0135.

voltar
© Copyright 2019