Mais de 2 toneladas de explosivos são apreendidas em operação no RS

Uma operação para fiscalizar a produção, o comércio e a distribuição de explosivos e produtos utilizados na fabricação de bombas foi realizada nesta segunda-feira (16) no Rio Grande do Sul. Batizada de Dínamo III, a ação realizou vistorias surpresa em empresas cadastradas ou não no Exército e que exercem atividades com o material no Estado.

Até o momento, foram vistoriados 40 pontos no Rio Grande do Sul. Segundo a 3ª Região Militar do Exército, nove empresas foram autuadas, além da apreensão de mais de duas toneladas de explosivos, 356 unidades de espoletas e 1.191 metros de cordel, uma espécie de cordão que fica ligado à dinamite e é necessário para detonar o explosivo.

A ação, que acontece em todos os Estados brasileiros, visa o combate à gestão irregular de explosivos, já que toda a venda e uso no Brasil deve ser controlada pelas 300 unidades do Exército existentes no país. As vistorias também fazem parte das medidas preparatórias para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

A Operação Dínamo III é coordenada pelo Exército e também conta com a participação de integrantes da Polícias Civil e Militar, Polícia Rodoviária Federal e Estadual, além do Departamento Nacional de Produção Mineral e do Ministério Público Federal.

GAÚCHA

 
 
voltar
© Copyright 2019