O encaminhamento da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) deve ser retomado em mais de 200 municípios do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (22). Segundo o Ministério do Trabalho, o sistema usado para o serviço passou por instabilidade durante três dias, devido à implantação de um novo sistema online, que funcionará de forma integrada com a base de dados da Receita Federal e dos Correios. Confira neste endereço quais são as cidades.
Por determinação nacional, o atendimento está suspenso às sextas-feiras no período de 13 de junho a 11 de julho. No Rio Grande do Sul, a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), decidiu suspender o serviço também às segundas-feiras, alegando que o restabelecimento do sistema apresentava oscilação e queda por causa da migração de dados.
Nesta terça-feira (21), quando o serviço deveria ser retomado, o órgão emitiu um comunicado aconselhando que os trabalhadores buscassem informações antes de se dirigirem aos locais de encaminhamento da carteira de trabalho, pois o sistema continuava instável. A previsão do Ministério do Trabalho é que a situação se estabilize depois de 10 de julho, quando termina a implantação do sistema em todo o território nacional. Até lá, as agências continuarão atendendo somente de terça à quinta-feira.