Mais de mil casas foram invadidas pela água no Vale dos Sinos e no Paranhana devido à forte chuva que atinge o Estado desde a madrugada de segunda-feira. De acordo com a Defesa Civil estadual, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Rolantes são as cidades mais afetadas pelos alagamentos por conta de cheias no rio dos Sinos e do arroio Luiz Rau.
A Defesa Civil de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, informa que os temporais provocaram o alagamento de 400 casas. Em razão disso, a prefeitura, de forma preventiva, montou abrigos nos bairros mais atingidos – Canudos, Imigrante e Santo Afonso. Em determinados pontos as águas já baixaram e as famílias estão optando em retornar às casas ou ir para os abrigos. Ao todo, 32 famílias foram abrigadas. Nesta manhã a água já havia baixado um pouco, segundo a Defesa Civil, o que permitirá uma contagem mais precisa dos prejuízos.
Esteio
Em Esteio, na região Metropolitana de Porto Alegre, há alagamentos em praticamente todos os bairros. De acordo com o Corpo de Bombeiros, os trabalhos na região estão intensos e muitas famílias já foram removidas de casa. Todas as equipes de socorro estão nas ruas dando assistência aos moradores atingidos pela enxurrada.
Volume de chuva entre 0h de segunda e 5h de terça:
• 173 mm em São Leopoldo
• 170 mm em Novo Hamburgo
• 167 mm em Campo Bom
• 155 mm em Venâncio Aires
• 202 mm em Sapucaia do Sul
Fonte: MetSul Meteorologia