Representantes de vários municípios da região participaram hoje à tarde, 10, de manifestação defronte ao Hospital de Caridade de Ijuí a fim de exigir que a casa de saúde retome os atendimentos eletivos pelo SUS, suspensos desde a semana passada em razão da dívida que o governo estadual tem com o próprio HCI.
Cerca de 20 municípios estiveram presentes no ato, entre conselheiros de saúde, sindicalistas e até secretários municipais de saúde. São municípios que se sentem prejudicados, visto que pacientes que não possuem casos de urgência não recebem atendimentos via Sistema Único de Saúde.
Por mais de uma hora houve vários discursos em frente ao HCI, em que relataram, por exemplo, negativa de atendimento no Centro de Alta Complexidade em Oncologia e também de gestantes de alto risco. O presidente do Conselho Municipal de Saúde de Ijuí, Moacir Deves, esclareceu que em recente reunião que teve no Ministério Público local, o Promotor pediu que os municípios informem os nomes dos pacientes que tiveram atendimento negado no HCI, para possível desdobramentos.
Após as manifestações, uma comissão foi recebida pelo diretor executivo do hospital, João Luis Sena. O grupo pediu que o HCI retome imediatamente os atendimentos pelo SUS, ciente de que o Estado deve 8 milhões e 900 mil reais para a casa de saúde e das dificuldades enfrentadas pelo hospital.
João Luis Sena ressaltou que o hospital quer que o governo estadual pelo menos estabeleça um cronograma de pagamento dessas verbas atrasadas de 2014. Até porque, com isso, o HCI poderá informar aos fornecedores o parcelamento da quitação das dívidas, visto que a casa de saúde deve em torno de 500 mil reais para fornecedores de material e medicamentos. Inclusive há receio de desabastecimento. Não bastante isso, os médicos do HCI também estão com vencimentos atrasados.
Hoje à tarde, durante o manifesto, a direção do hospital recebeu informação do Estado sobre o pagamento de aproximadamente 700 mil reais referentes a serviços prestados de novembro do ano passado para cá. Além disso, existe previsão de pagamento de pouco mais de 2 milhões de reais no próximo dia 19.
Ainda nesta terça-feira a direção do Hospital de Caridade de Ijuí realiza reunião ordinária, com presença de representação dos médicos, quando iria debater a possibilidade de retomar os atendimentos eletivos pelo SUS.
Fonte: Radio Progresso de Ijui
voltar