Mapa do distanciamento controlado tem 86% do RS com risco alto de contaminação para a Covid-19

O mapa definitivo da 37ª rodada do distanciamento controlado no Rio Grande do Sul deixa 86% do estado em bandeira vermelha, o que representa 429 municípios. Apenas as regiões de Caxias do Sul, na Serra e Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre, estão em bandeira laranja, representando risco médio de contaminação.

O mapa foi divulgado pelo governo do estado na tarde desta segunda-feira (18).

A cidade de Guaíba havia entrado com recurso, já que apareceu em bandeira vermelha no mapa preliminar, divulgado na última sexta-feira (15). Segundo o governo, o Gabinete de Crise entendeu que, mesmo com aumento de internações na região nos últimos sete dias, os números indicam redução da velocidade epidemiológica.

Além disso, houve diminuição de óbitos na semana, apesar de ainda seguir em número considerável, e elevação da capacidade de leitos em comparação à semana anterior. Como a região não tem plano de cogestão, os protocolos seguem os da bandeira laranja.

Outros dois recursos, de Passo Fundo e de outra cidade não divulgada pelo governo do estado, foram negados.

A região de Passo Fundo tem elevado número de hospitalizações confirmadas com Covid-19 e, ao mesmo tempo, está inserida em uma macrorregião com capacidade hospitalar em situação de alerta.

As regiões em cogestão podem adotar protocolos mais brandos. O mapa entra em vigor na terça-feira (19).

voltar
© Copyright 2019