O Ministério da Educação (MEC) prorrogou para 29 de maio a data limite para que estudantes possam renovar os contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O prazo terminaria em 30 de abril.
O prazo final de 30 de abril se mantém para quem está ingressando no Fies pela primeira vez. De acordo com o MEC, até a tarde desta quinta-feira (23) ainda faltava a renovação de 300 mil contratos, do total de um 1,9 milhão de financiamentos em andamento.
A data de 29 de maio também vale para quem tem o Fies e quer solicitar a transferência integral do curso ou da instituição de ensino, a dilatação do prazo de utilização do financiamento e a suspensão temporária do financiamento. A portaria que oficializa a mudança será publicada na edição desta sexta-feira do Diário Oficial da União.
O ministro Renato Janine Ribeiro afirmou que todos os contratos serão renovados e admitiu que os problemas no sistema de inscrição do Fies têm provocado "desgaste pisoclógico" nos estudantes. Desde o início das inscrições, no dia 23 de fevereiro, são relatadas dificuldades para acessar o site.
De acordo com Janine Ribeiro, o MEC planeja integrar o Fies em uma plataforma única com o Sisu – que oferece vagas em universidades públicas – e com o Prouni – que garante bolsas em universidades privadas. Assim, o estudante fará o Enem e poderá concorrer a todos os programas do governo, sem precisar fazer inscrições separadas.
O Fies oferece cobertura da mensalidade de cursos superiores a juros de 3,4% ao ano. O financiamento começa a ser pago 18 meses após a conclusão da graduação.
voltar