Meninas devem fazer segunda dose de vacina contra HPV

O Ministério da Saúde está começando uma campanha para que meninas que já fizeram a primeira dose da Vacina contra o HPV procurem os postos de saúde para a segunda aplicação. As doses são gratuitas. A vacina é indicada para adolescentes de 9 a 13 anos, e é dividida em três doses. A segunda dose deve ser aplicada seis meses após a primeira. E a terceira é um reforço que deve ser feito cinco anos após a primeira. O HPV é um vírus que pode causar Câncer de Colo de Útero.

No Rio Grande do Sul, 239,7 mil meninas, de 11 a 13 anos, tomaram a primeira dose da vacina, ainda no ano passado. Porém, só 169,9 mil procuraram novamente uma unidade de saúde para tomar a segunda dose, o que representa 69,2%. O número preocupa o governo federal pois a proteção só é garantida com a aplicação de duas doses. Conforme o Ministro da Saúde Arthur Chioro, “neste ano os números ficaram abaixo do esperado. Por isso, o Ministério da Saúde convoca os pais, responsáveis, gestores locais, professores e toda a sociedade para divulgar a informação de que a vacina é segura e eficaz”.

O câncer do colo do útero é o terceiro tipo que mais mata mulheres no Brasil, atrás apenas do de mama, e o de brônquios e pulmões. Segundo dados do próprio ministério, o número de mortes por câncer do colo do útero no país aumentou 28,6% em 10 anos. Tomar a vacina na adolescência é o primeiro de uma série de cuidados que a mulher deve adotar para a prevenção do HPV e do câncer do colo do útero.

Meninas a partir de 9 anos que não tomaram a primeira dose também devem procurar os postos de saúde.

voltar
© Copyright 2019